X

Emprego

Taxa média de desemprego fica em 7,1% em 2013, diz IBGE

A taxa de desemprego média captada pela Pesquisa Mensal de Emprego no conjunto das seis principais regiões metropolitanas do País em 2013 foi de 5,4%

Publicado em 10/04/2014 às 12:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A taxa de desocupação média no Brasil ficou em 7,1% em 2013, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é menor do que o verificado em 2012, quando a taxa de desemprego média foi de 7,4%.

Desde janeiro de 2014, o IBGE passou a divulgar uma taxa de desocupação com periodicidade trimestral para todo o território nacional. A nova pesquisa substituirá a partir de 2015 a Pesquisa Mensal de Emprego (PME), que abrange apenas seis regiões metropolitanas, e também a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) anual, que produz informações referentes somente ao mês de setembro de cada ano.

A taxa de desemprego média captada pela Pesquisa Mensal de Emprego no conjunto das seis principais regiões metropolitanas do País em 2013 foi de 5,4%.

A taxa de desocupação média no Brasil ficou em 7,1% em 2013 (Foto: Matheus Tagé/DL)

4º trimestre

A população desocupada no total do Brasil somava 6,052 milhões de pessoas no quarto trimestre de 2013, montante menor do que o verificado no trimestre imediatamente anterior, quando totalizava 6,796 milhões de indivíduos. No quarto trimestre de 2012, a população desocupada havia somado 6,653 milhões de pessoas.

Os dados sobre a população ocupada mostram que 91,881 milhões de pessoas tinham alguma ocupação no quarto trimestre de 2013, contra os 91,175 milhões verificados no trimestre imediatamente anterior. No quarto trimestre de 2012, a população ocupada somava 90,306 milhões de pessoas.

O nível da ocupação, que mostra a proporção da população ocupada em relação à população em idade de trabalhar, foi de 57,3% no 4º trimestre de 2013. No terceiro trimestre do mesmo ano, o nível de ocupação foi de 57,1%, mesmo porcentual verificado no quarto trimestre de 2012.

No último trimestre do ano passado, a população ocupada era composta por 69,6% de empregados, 4,1% de empregadores, 23,2% de pessoas que trabalharam por conta própria e 3,1% de trabalhadores familiares auxiliares. Segundo o IBGE, essa composição não se alterou significativamente ao longo da série histórica da pesquisa. Nas regiões Norte (30,3%) e Nordeste (29,5%), o porcentual de trabalhadores por conta própria era superior ao observado nas demais localidades.
 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter