X

Emprego

PAT Itinerante atenderá amanhã na Vila Noel, em Cubatão

O atendimento itinerante é feito há alguns anos, mas, agora, obedece a uma reformulação para adequá-lo à nova sistemática de cadastramentos do programa

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 14/01/2014 às 19:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Depois da Vila dos Pescadores, que foi visitada no último sábado, agora é a vez da Vila Noel receber o PAT Itinerante. Amanhã, quarta-feira (15), uma equipe do Posto de Atendimento ao Trabalhador estará atendendo, das 9 às 13 horas, na sede da Sociedade de Melhoramentos do núcleo (Avenida Principal, nº 4). E no dia 22, próxima quarta-feira, está previsto atendimento no Vale Verde, no mesmo horário e na Escola Municipal de Educação Infantil Mário de Oliveira Moreira (Rua Vereador Paulo Enos, 177).

Os bons resultados do atendimento na Vila dos Pescadores, sábado passado (11), motivaram a Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável - Semed a antecipar as datas do PAT Itinerante, mesmo antes da aprovação final do calendário para todo o ano de 2014. "Chamou a atenção o fato de muitas pessoas que se dirigiram ao local (Unidade Municipal de Ensino Estado do Pará) serem moradores de outros bairros", afirmou Luiz Carlos Lopes, diretor do PAT-Cubatão.

O atendimento itinerante é feito há alguns anos, mas, agora, obedece a uma reformulação para adequá-lo à nova sistemática de cadastramentos do programa, mais moderna e informatizada, decorrente da integração, a partir de março de 2013, do PAT Cubatão ao sistema Mais Emprego, do Governo Federal. Desde então, as inscrições e ofertas de vagas passaram a ser feitas pela internet e, até dezembro daquele ano, o PAT de Cubatão já havia cadastrado 5.039 trabalhadores, sendo 3.422 homens e 1.617 mulheres. Jovens entre 18 e 24 anos compõem o maior número de inscritos (2.115), seguidos dos que estão na faixa etária entre 30 e 39 anos.

O PAT Itinerante atenderá nesta quarta-feira na Vila Noel, em Cubatão (Foto: Divulgação)

Os trabalhadores inscrevem seus dados e pretensões e as empresas registram as vagas disponíveis e o perfil dos profissionais desejados. São cruzados os dados de trabalhadores e empresas, gerando, assim, a possibilidade de entrevistas entre as partes e, em consequência, as contratações de mão-de-obra, prenchendo-se as vagas disponíveis.

"O atendimento itinerante segue a mesma sistemática e é uma forma de facilitar, mais ainda, para o trabalhador, o cadastramento no PAT", explica Luiz Carlos Lopes.

"Este tipo de ação é importante porque aproxima o setor público dos cidadãos, levando-lhes mais facilidades para usufruir dos serviços a que têm direito e porque permite, também, ao agente público, conhecer mais de perto a realidade das populações beneficiadas", explica Carlos Alberto Benincasa, secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Nacional

Consumidores que pedem nota fiscal terão 'Mega-Sena' de R$ 700 milhões; entenda

O programa funcionará como uma espécie de "nota legal", adotada por diversos estados, como a Nota Fiscal Paulista, em São Paulo

Cotidiano

Prêmios da Lotofácil e Quina saem para Santos e São Vicente; saiba quanto e lotéricas

Os sorteios foram realizados na noite desta terça-feira (23). Confira os resultados

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter