X

Emprego

PAT Itinerante atenderá amanhã na Vila Noel, em Cubatão

O atendimento itinerante é feito há alguns anos, mas, agora, obedece a uma reformulação para adequá-lo à nova sistemática de cadastramentos do programa

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 14/01/2014 às 19:32

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Depois da Vila dos Pescadores, que foi visitada no último sábado, agora é a vez da Vila Noel receber o PAT Itinerante. Amanhã, quarta-feira (15), uma equipe do Posto de Atendimento ao Trabalhador estará atendendo, das 9 às 13 horas, na sede da Sociedade de Melhoramentos do núcleo (Avenida Principal, nº 4). E no dia 22, próxima quarta-feira, está previsto atendimento no Vale Verde, no mesmo horário e na Escola Municipal de Educação Infantil Mário de Oliveira Moreira (Rua Vereador Paulo Enos, 177).

Os bons resultados do atendimento na Vila dos Pescadores, sábado passado (11), motivaram a Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável - Semed a antecipar as datas do PAT Itinerante, mesmo antes da aprovação final do calendário para todo o ano de 2014. "Chamou a atenção o fato de muitas pessoas que se dirigiram ao local (Unidade Municipal de Ensino Estado do Pará) serem moradores de outros bairros", afirmou Luiz Carlos Lopes, diretor do PAT-Cubatão.

O atendimento itinerante é feito há alguns anos, mas, agora, obedece a uma reformulação para adequá-lo à nova sistemática de cadastramentos do programa, mais moderna e informatizada, decorrente da integração, a partir de março de 2013, do PAT Cubatão ao sistema Mais Emprego, do Governo Federal. Desde então, as inscrições e ofertas de vagas passaram a ser feitas pela internet e, até dezembro daquele ano, o PAT de Cubatão já havia cadastrado 5.039 trabalhadores, sendo 3.422 homens e 1.617 mulheres. Jovens entre 18 e 24 anos compõem o maior número de inscritos (2.115), seguidos dos que estão na faixa etária entre 30 e 39 anos.

O PAT Itinerante atenderá nesta quarta-feira na Vila Noel, em Cubatão (Foto: Divulgação)

Os trabalhadores inscrevem seus dados e pretensões e as empresas registram as vagas disponíveis e o perfil dos profissionais desejados. São cruzados os dados de trabalhadores e empresas, gerando, assim, a possibilidade de entrevistas entre as partes e, em consequência, as contratações de mão-de-obra, prenchendo-se as vagas disponíveis.

"O atendimento itinerante segue a mesma sistemática e é uma forma de facilitar, mais ainda, para o trabalhador, o cadastramento no PAT", explica Luiz Carlos Lopes.

"Este tipo de ação é importante porque aproxima o setor público dos cidadãos, levando-lhes mais facilidades para usufruir dos serviços a que têm direito e porque permite, também, ao agente público, conhecer mais de perto a realidade das populações beneficiadas", explica Carlos Alberto Benincasa, secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Brasil

Após 16 anos preso, Alexandre Nardoni cumprirá pena em regime aberto

O bacharel em Direito, condenado a 30 anos, teve a progressão do regime concedida pela Justiça de São Paulo

Santos

É hora de festejar! 15ª Festa de Portugal acontece em junho, em Santos

Tradicional evento da comunidade lusitana na Baixada Santista, acontece no Centro Histórico de Santos, com muita música, danças folclóricas e comidas típicas

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter