X

Emprego

MRS garante a Rosana Valle criar empregos na Região e incluir ramal ferroviário

A empresa prepara-se para aumentar sua movimentação, das atuais 51 milhões de toneladas/ano, para 110 milhões de toneladas, tanto de grãos como carga geral.

Da Reportagem

Publicado em 21/06/2021 às 14:25

Atualizado em 21/06/2021 às 14:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Rosana Valle fez o pedido de geração de empregos locais diretamente aos executivos da MRS, em reunião virtual nesta manhã / DIVULGAÇÃO

A deputada federal Rosana Valle (PSB) obteve, nesta segunda-feira (21/6), o compromisso da MRS Logística de contratar mão de obra da região nas suas obras de ampliação, como também na drenagem da entrada de Santos; na construção de um novo viaduto de acesso à Vila dos Pescadores, em Cubatão; e no programa de remoção das famílias da Prainha, em Guarujá, para o Conjunto Parque da Montanha.

A parlamentar fez o pedido de geração de empregos locais diretamente aos executivos da MRS, em reunião virtual nesta manhã, quando também conseguiu o compromisso de que a empresa garantirá o desempenho e a integração da sua Ferradura Ferroviária - que dá acesso às duas margens do cais - à Ferrovia Interna do Porto de Santos (FIPS).

A MRS prepara-se para aumentar sua movimentação, das atuais 51 milhões de toneladas/ano, para 110 milhões de toneladas, tanto de grãos como carga geral. Para tanto, promove integração com os ramais da Rumo; aperfeiçoa a descida da Serra pelo Ramal Cremalheira, além de integrar ferrovias do Vale do Paraíba e da Região de Campinhas ao Porto de Santos. 

A MRS informou que aguarda, para este ano, o parecer favorável do Tribunal de Contas da União (TCU) e a consequente renovação, até 2056, da sua concessão para operar no Porto. Questionada pela deputada, a empresa informou que pretende dar início, no começo de 2022, à construção de novas galerias de drenagem na entrada de Santos, bem como do novo viaduto em Cubatão. 

A empresa também abrirá novos pátios, em todo o seu sistema regional, para ampliar e melhorar a capacidade de manobra dos trens. Este processo de expansão trará trens de até 2.400 metros de extensão, que aproveitarão toda a estrutura da malha da MRS no País, que tem 1.600 quilômetros de trilhos e 80 terminais nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. A MRS já investiu mais de R$ 1 bilhão para ampliar sua capacidade de serviço no Porto de Santos.

O diretor da MRS, Gustavo Bambini, agradeceu a atuação da deputada Rosana Valle para a solução destes desafios logísticos: “Seu trabalho, deputada, vem aproximando toda a comunidade portuária, como também o Ministério da Infraestrutura, promovendo reuniões que buscam a integração de todos”, disse o diretor. O gerente de Renovação de Concessões da RMS, Rafael Hipólito, lembrou que o Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto de Santos está alavancado na expansão do setor ferroviário.   

Rosana Valle, que preside a Frente Parlamentar para o Futuro do Porto de Santos, afirmou: “Meu objetivo será sempre lutar por mais empregos na região, melhorar a infraestrutura, evitar gargalos logísticos e encontrar soluções práticas e rápidas para os desafios regionais”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter