X

Emprego

Desemprego cai e outubro tem menor taxa para o mês na série histórica

A taxa recuou para 5,2%, o menor patamar para o mês desde o início da série histórica da pesquisa, em 2002

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 21/11/2013 às 18:23

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A renda ainda em alta fez aumentar no País o número de pessoas que não querem trabalhar. Em outubro, esse montante chegou a 16,726 milhões de indivíduos, um crescimento de 4,9% em relação a outubro de 2012. Ou seja, em um ano, 789 mil brasileiros aderiram à inatividade porque não têm interesse em arranjar um emprego, segundo a Pesquisa Mensal de Emprego, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

"O aumento da renda familiar permite que as pessoas mais jovens posterguem a entrada no mercado de trabalho. Essa é a principal razão para a população economicamente ativa ter crescido pouco", explicou o analista Rafael Bacciotti, da Tendências Consultoria Integrada.

Apesar do pouco fôlego na criação de novas vagas, o mercado de trabalho mostrou em outubro que permanece resistente. A taxa de desemprego recuou para 5,2%, o menor patamar para o mês desde o início da série histórica da pesquisa, em 2002. Embora a indústria e a construção tenham dispensado trabalhadores, o comércio já começou a contratar.

O rendimento médio do trabalhador ficou em R$ 1.917,30 em outubro, um pouco abaixo do recorde registrado em setembro. Mas o leve recuo não foi causado apenas pela inflação no mês. "A queda no rendimento médio pode ser causada também por novas contratações por salários mais baixos, ou por menos horas trabalhadas em setores como a indústria", citou Adriana Beringuy, técnica da Coordenação de Trabalho e Rendimento do IBGE.

Embora o ganho real venha desacelerando, ainda houve aumento de 1,8% na renda média real do trabalhador na comparação com outubro de 2012. "Tem diferenças setoriais, mas a população como um todo ainda mantém conquistas no que diz respeito ao poder de compra", afirmou Adriana.

O bom desempenho do mercado de trabalho tanto do ponto de vista do emprego quanto do poder aquisitivo é surpreendente, principalmente levando em consideração os percalços na atividade macroeconômica, na avaliação de Lauro Ramos, pesquisador da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). "A volta do crescimento da massa salarial aumenta o poder de consumo dos trabalhadores, o que faz que possa continuar sendo, se não a força motriz, mas ainda uma peça importante para o crescimento econômico", lembrou Ramos.

No entanto, economistas alertam que outubro registrou um recuo na população ocupada em relação ao mesmo período de 2012. "A economia gerou menos postos de trabalho, mas as pessoas também procuraram menos por emprego", explicou José Marcio Camargo, economista-chefe da gestora Opus e professor do Departamento de Economia da PUC-Rio.

A taxa de desemprego recuou para 5,2% (Foto: Divulgação)

Assim, a queda da taxa de desemprego aconteceu num contexto em que menos empregos são criados, mas há uma redução ainda maior das pessoas que buscam trabalho. "Evidentemente, não é algo totalmente positivo", diz o economista.

Na comparação com outubro do ano passado, os setores que cortaram vagas foram a indústria, que eliminou 89 mil postos de trabalho, a construção, com demissão de 75 mil pessoas, outros serviços, com menos 36 mil empregados, e serviços domésticos, setor que perdeu 127 mil funcionários. Com a migração de empregados domésticos para outras atividades, o rendimento médio real dos trabalhadores que permaneceram na categoria subiu 8,1% no período.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

Santos

Pacientes com câncer estão tendo cirurgias suspensas em Santos

Denúncia foi feita pela vereadora Audrey Kleys (Novo) durante a 22ª Sessão Ordinária da Câmara de Santos nesta terça-feira (23)

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter