X

Porto & Negócios

Willen Mantelli critica centralização de poder na lei dos portos

Para ele, lei 12.815 trouxe avanços, mas concentrou gestão dos portos em Brasília

Publicado em 26/11/2013 às 10:39

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O presidente da Associação Brasileira de Terminais Portuários (ABTP), Willen Mantelli, defende uma maior articulação entre os diversos setores que atuam no porto com o objetivo de reverter o processo de centralização da administração dos portos em Brasília.

“A lei 12.815 trouxe avanços, mas concentrou a administração e isso não é bom para o País”, alertou Mantelli durante visita a Praticagem de Santos. 

O encontro que durou cerca de quatro horas incluiu uma visita ao Centro de Operações e ao estaleiro da Praticagem. Willen  Mantelli e o diretor Técnico da ABTP, Wagner de Sousa Moreira, foram recebidos pelo presidente do Conselho Nacional de Praticagem, Ricardo Falcão, e pelo presidente da Praticagem de Santos, Paulo Sérgio Barbosa.

A tese de união dos vários setores que atuam no porto contou com o apoio imediato de Paulo Sérgio Barbosa. “O porto é uma espécie de condomínio em que todos devem trabalhar com o objetivo de atender o dono da carga. Cada setor deve ter em mente que, sem carga, não existe porto”, defendeu.

Mantelli ao centro - “Temos de juntar forças para termos uma política portuária descentralizada e que proporcione ao País a competitividade que todos queremos” (Foto: Divulgação)

O presidente do Conselho Nacional de Praticagem, Ricardo Falcão, destacou a importância da reunião.  “Muitas vezes caminhamos em direção contrária, quando deveríamos trabalhar em conjunto para atingir os objetivos comuns que levem ao desenvolvimento do setor como um todo”. Um novo encontro entre o Conapra  e a Associação Brasileira de Terminais Portuários será agendado para o Rio de Janeiro, com a participação de diretores das duas entidades.

Ao final de sua visita, Willen Mantelli lembrou que é preciso manter o diálogo entre os vários agentes que operam no porto.  E alertou para o problema da centralização da administração portuária em Brasília. “Se há algum inimigo, esses são os concorrentes do Brasil. Temos de juntar forças para termos uma política portuária descentralizada e que proporcione ao País a competitividade que todos queremos”.

Praticagem

O presidente da ABTP não escondeu o entusiasmo com o trabalho desenvolvido pela Praticagem, depois de conhecer toda a estrutura mantida pela Praticagem de Santos para atender as manobras no porto santista.

Como lembrou Paulo Sérgio Barbosa, “quando o prático embarca no navio para a manobra, está em fase final de um processo complexo, que envolve a administração das condições  climáticas e estruturais do porto e a coordenação do tráfego e entrada e saída de navios.

O objetivo é sempre oferecer o melhor serviço ao usuários, com toda a segurança para as embarcações, meio ambiente e para as pessoas”.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Santos recebe exposição 'Mostra Museu'

Evento traz 200 obras assinadas por artistas de 40 países

São Vicente

São Vicente utilizará plataforma de inteligência no combate à criminalidade

Sistema Detecta integra dados de pessoas com histórico de infrações em outras cidades

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter