X

Mais DL

Relacionamentos familiares: como reduzir os conflitos?

O relacionamento em família pode ser muito feliz, repleto de momentos alegres e descontraídos, mas algumas vezes nos deparamos com relacionamentos onde as pessoas não se entendem, gerando muitos conflitos

Da Reportagem

Publicado em 12/03/2017 às 14:00

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Cada indivíduo é um ser único e possui suas próprias particularidades, como traços de personalidade, idade e forma de ver a vida, e por isso mesmo, relacionar-se com os familiares pode gerar divergências de opiniões.
São muitos os motivos causadores de conflitos, como brigas por poder e ciúmes. Competição entre familiares e até mesmo inveja também podem ser motivos comuns.
Familiares têm conosco laços importantes de carinho e, acima de qualquer embate ou briga, precisamos priorizar o diálogo franco e aberto, buscando a melhor solução para todos os lados.
Atualmente, além das terapias tradicionais que podem ajudar na solução de conflitos, há novas abordagens e técnicas que também auxiliam bastante, como a Constelação Sistêmica Familiar, terapia criada pelo alemão Bert Hellinger, onde as questões do conflito são vistas de uma forma sistêmica e energética.
O Coaching Integrativo Sistêmico também pode ajudar bastante, desenvolvendo entre os familiares uma forma diferente de diálogo e tarefas produtivas, incentivando o afeto e a relação amigável entre os componentes da família.
Vale salientar que uma boa forma de manter relacionamentos saudáveis é estar sempre “na presença” quando estiver com as pessoas de sua família.
Estar presente é muito mais do que simplesmente estar perto. É preciso deixar de lado todas as distrações, como celulares, redes sociais e informações paralelas, enquanto estiver com seus familiares.
Estar “na presença” é realmente doar a sua atenção e o seu tempo, de modo que a outra pessoa se sinta abraçada e presenteada por você.
Portanto, da próxima vez que estiver com algum conflito no seu relacionamento familiar, lembre-se que as pessoas que estão ali podem, muitas veze, esta refletindo nossos próprios defeitos e desafios. E que, acertando ou errando em seus relacionamentos, todos têm como base o amor para se fortalecer.

 

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Caminhão bate em árvore e tomba no Morro Santa Teresinha em Santos; veja vídeo

Causa do acidente ainda está sendo investigada. Motorista ficou ferido e precisou ser socorrido

Cotidiano

Baixada Santista confirma sétima morte por dengue

A vítima é uma mulher de 49 anos, que morreu no último dia 3

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter