X

Papo de Domingo

'Nós inovamos implantando a meritocracia', diz Paulo Alexandre Barbosa

Prefeito conversou com a reportagem sobre inovações do seu governo e o que ele enxerga para o futuro de Santos.

Caroline Souza

Publicado em 30/06/2019 às 09:14

Atualizado em 30/06/2019 às 14:58

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Segundo Paulo Alexandre Barbosa, Santos é a primeira cidade do Brasil a ter contrato de gestão e todo secretário tem que cumprir metas. / NAIR BUENO/DIÁRIO DO LITORAL

O que você, eleitor, espera para o futuro de Santos? A boa prestação de serviços na educação, saúde, transporte, segurança e habitação, além dos serviços de zeladoria fazem parte das atribuições básicas do chefe do executivo. Segundo o cientista político Nilton Cesar Tristão, "em 2020 ocorrerá a eleição mais politizada dos últimos trinta anos, marcada por fortes embates baseados nas singularidades locais". Neste ponto, ganha quem trouxer propostas inovadoras.

Há seis anos e meio à frente da Prefeitura de Santos, Paulo Alexandre Barbosa conversou com a reportagem sobre as inovações implantadas em seu governo e o que ele enxerga para o futuro de Santos. Confira a entrevista:

Diário do Litoral - Quais foram as principais inovações do seu governo?

Paulo Alexandre Barbosa - Nós inovamos implantando a meritocracia. Santos é a primeira cidade do Brasil a ter contrato de gestão e todo secretário tem meta para ser cumprida. Recebemos o reconhecimento do órgão de controle que nos fiscaliza, que é o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, como a cidade mais eficiente do estado, por dois anos consecutivos. E recebemos nota dez do Ministério Público Federal pela política de transparência. Eu vejo que hoje a eficiência e a transparência são premissas essenciais para o sucesso da gestão pública e aqui em Santos estamos fazendo a lição de casa, tanto é que conseguimos viabilizar os maiores investimentos da história da Cidade. Estamos fazendo a Nova Entrada, a Nova Ponta da Praia, grandes investimentos na Saúde e na Educação para melhorar a vida de todos.

Diário - Você acredita que as redes sociais ajudam ou atrapalham?

Paulo Alexandre - Acho que quanto mais canais de diálogo com a população melhor, obviamente que você precisa saber usar a rede social e saber filtrar, porque nem sempre o que está ali reproduz a realidade dos fatos. Eu iniciei essa era como prefeito com participação mais intensa nas redes sociais.

Diário - Há previsão de investimentos para o Turismo?

Paulo Alexandre - A Nova Ponta da Praia, extremamente importante para potencializar o turismo de Santos. E a própria Nova Entrada de Santos, que é a maior obra viária realizada na história da cidade e, com certeza, vai estimular o turismo.

Diário - Como está o Projeto de Lei Complementar que cria o Programa Centro Criativo? De que forma ele beneficiará os munícipes?

Paulo Alexandre - Foi encaminhado para a Câmara, que tem que avaliar nas comissões. É importante para garantir a isenção fiscal, trazer novos negócios para o Centro e viabilizar a permanência daqueles que já estão lá.

Diário - O aterro de Santos já está no limite. Quais ações a Prefeitura tem realizado para tentar reduzir o lixo?

Paulo Alexandre - Reciclagem. Saltamos de 2% para 18% com a coleta reciclável, que é um dos melhores indicadores do Brasil e um recorde na cidade. Além da conscientização da população, com educação ambiental.

Diário - Na área social, qual é a maior carência de Santos?

Paulo Alexandre - O desafio da população de rua é grande. É um problema grave, que exige uma atenção e uma atuação permanente.

Diário - E o que Santos está fazendo para tentar tirar essas pessoas das ruas?

Paulo Alexandre - Trabalhando bastante de forma integrada. Social, saúde e segurança pública, porque é um problema que exige uma atuação multidisciplinar. Tem gente na rua decorrente de problema social, esse é um ponto. Saúde pública: pessoas com dependência química, que precisam de tratamento em saúde. E as pessoas com conflitos com a lei, que é um problema de segurança pública. Temos essas três vertentes de trabalho e é importante atuar em todas elas, com o objetivo de atender cada um com a sua especificidade.

Diário - Qual seu plano de gestão até o final do mandato?

Paulo Alexandre - Entregar as obras e os projetos que iniciamos. Cumprir com as metas que eu me comprometi com a população.

Diário - O que você enxerga para o futuro de Santos?

Paulo Alexandre - Enxergo uma cidade que seguirá na sua posição de destaque no cenário nacional. É a cidade que tem o maior porto da América Latina, a melhor qualidade de vida do País, reconhecida pela excelência na gestão pública. Além de muitos desafios, como a expansão da Área Continental. Santos é uma cidade que tem como maior patrimônio a qualidade de vida e como sua grande riqueza o santista, que é quem impulsiona o desenvolvimento da Cidade, escolhe e cobra os representantes e luta cada dia por uma cidade melhor. Então só vejo pro futuro muitas conquistas, de forma muito promissora.

Diário - Quais as principais características que um candidato precisa ter para ganhar a eleição?

Paulo Alexandre - Primeiro, paixão pela cidade. E, obviamente, tem que ter experiência, conhecimentos técnicos importantes e liderança.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Variedades

Daisy Ridley acha uma razão para sua vida em trailer de 'Às Vezes Quero Sumir'

Lançamento está previsto para maio, nos cinemas nacionais

Polícia

Polícia prende homem com veículo usado em crime, em Mongaguá

Policiais Militares identificaram o veículo utilizado no crime, no Jardim Samoa, e pediram a emissão de alerta junto ao sistema de monitoramento de Praia Grande

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter