Mundo

Ilha de Cabo Verde

Apenas a 4 horas de distância da Europa, o país goza de uma localização privilegiada

Publicado em 30/06/2014 às 14:07

Compartilhe:

Compartilhe no WhatsApp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter Compartilhe por E-mail

Continua depois da publicidade

As ilhas de Cabo Verde são um destino único e inesquecível. Abençoadas pelo Sol durante todo o ano, têm na Música e na Cultura um ritual que faz parte do dia a dia dos habitantes, enquanto envolvem o visitante na incomparável mística do Arquipélago. Apenas a 4 horas de distância da Europa, o país goza de uma localização privilegiada, que alia à Tranquilidade do território, fazendo deste um destino a não perder. Deixe-se envolver pelos sabores da deliciosa Gastronomia local e brinde à Morabeza e à Sensualidade desta cultura. Aventure-se na natureza insólita e desfrute da segurança que Cabo Verde tem para lhe oferecer.

Faça parte do grupo do Diário no WhatsApp e Telegram.
Mantenha-se bem informado.

Refugiadas no meio do oceano Atlântico, as dez ilhas de Cabo Verde beneficiam de uma localização geográfica privilegiada, entre os continentes Africano, Europeu e Americano. Situado à mesma latitude das Caraíbas, o Arquipélago está a uma distância de 320 milhas marítimas da costa do Se-negal e a menos de 4 horas de voo da América e da Europa. O país tem quatro aeroportos internacionais, estabelecidos nas ilhas de Santiago, Sal, Boa Vista e São Vicente, que oferecem ligações a África, América, bem como às principais cidades da Europa.

Continua depois da publicidade

Leia Também

• Bondi Beach

• Opera House

• Abu Dhabi

A morabeza é um conceito único que não se traduz, não se explica, simplesmente… sente-se! Visitar Cabo Verde é deixarse envolver pelo sorriso espontâneo, pela amabilidade e gentileza do seu povo. Mais do que um conceito, a morabeza é uma atitude perante a vida, que reflete a predisposição natural dos habitantes de Cabo Verde em receber de forma atenciosa e acolhedora, como em nenhum outro lugar do mundo. Deixe-se contagiar pela alegria e a simpatia dos locais, guarde na memória uma experiência única e o desejo de regressar.

As praias são um dos principais produtos turísticos de Cabo Verde. Com um clima quente e seco constante, moderado pelos ventos alísios, o arquipélago apresenta temperaturas amenas durante todo o ano, oferecendo condições ideais para a prática de desportos náuticos, desde o surf, windsurf e kitesurf ao mergulho, pesca e natação. A ilha do Sal oferece ao visitante condições excepcionais para a prática destas atividades, graças aos ventos constantes que sopram de África continental.

Continua depois da publicidade


(Foto: Divulgação)

A natureza insólita

Cabo Verde é um país de contrastes, onde montanhas imponentes se diluem em planícies a perder de vista, e onde o verde da vegetação se mistura com o castanho de uma paisagem quase desértica.

Continua depois da publicidade

O ponto mais elevado do arquipélago situase na ilha no Fogo e constitui um dos ex-libris do turismo de Cabo Verde. O vulcão eleva-se a 2829 metros de altitude, e é nas encostas acidentadas da imponente montanha que se cultiva o incomparável vinho do Fogo. À exceção das ilhas da Boavista, do Sal e do Maio, o Arquipélago tem uma geografia montanhosa, marcada por abruptas falésias que dão origem a quadros de rara beleza.

A paisagem compõe-se de diversas espécies de flora, sendo o dragoeiro uma das mais importantes, dada a sua presença no território desde um período que antecede o seu descobrimento, por Diogo Gomes, em 1456.

São inúmeras as reservas e parques naturais existentes em Cabo Verde, alguns dos quais localizados em zonas de difícil acesso. De entre as principais espécies de fauna, encontram-se a célebre passarinha, o corvo e a corredeira, entre muitas outras aves que preenchem os céus de Cabo Verde. As praias do arquipélago são também o terceiro mais importante dos cinco locais do mundo de desova de tar tarugas ma r inha s , com destaque para a espécie caretta-caretta.

Continua depois da publicidade

Nos meses de Verão, as fêmeas dirigem-se às praias do arquipélago para desovar, um ritual que pode ser acompanhado pelo visitante através de excursões organizadas para o efeito. A fauna marinha é outro dos atrativos do arquipélago, fazendo deste um local único para a prática do mergulho. Para além das tartarugas, no Inverno podem observar-se outras espécies protegidas, como o golfinho ou a baleia de bossa, para além de belos recifes de coral, habitat de inúmeros tipos de peixes.

(Foto: Divulgação)

Sabores autênticos

Continua depois da publicidade

Assim se pode definir a gastronomia de cabo-verdiana, que tem para lhe oferecer inúmeros pratos, resultantes de influências muito distintas que foram chegando ao arquipélago, ao longo dos séculos.

A grande referência da tradição gastronómica caboverdiana está na cachupa, um prato confeccionado à base de peixe, milho e feijão, às vezes só milho e toucinho. Com o passar dos anos os locais forma introduzindo vegetais e carnes, que lhe conferem um sabor muito particular.

Os sabores de Cabo Verde passam também pela qualidade e diversidade de peixes e mariscos existentes nas Ilhas, que fazem as delícias dos visitantes.

Continua depois da publicidade

Os queijos e os doces também se inscrevem na tradição culinária do país. A refeição não fica completa sem um bom vinho do Fogo, ou o típico grogue, uma bebida alcoólica feita à base de fermentação da cana-de-açúcar, rematando, no final, com o famoso e delicioso café da ilha do Fogo.


Vista da Ribeira de São Domingos,a partir de Água de Gato, na Ilha de Santiago (Foto: Divulgação)

Moeda
O Escudo Cabo-verdiano é a moeda oficial de Cabo Verde. Esta é indexada ao Euro. 1 EUR = 110,265 ECV

Continua depois da publicidade

Religião
Os cabo-verdianos são de maioria Católica Romana (mais de 90%). Outras denominações cristãs também estão implantadas em Cabo Verde, com destaque para os protestantes da Igreja do Nazareno e da Igreja Adventista do Sétimo Dia, assim como a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mormons), a Congregação Cristã em Cabo Verde, Assembleia de Deus, Testemunhas de Jeová e outros grupos religiosos.

Há pequenas minorias muçulmanas e da Fé Bahá'í. A Igreja Universal do Reino de Deus também tem seguidores em Cabo Verde. A liberdade de religião é garantida pela Constituição e respeitada pelo governo. Há boas relações entre as diversas confissões religiosas.

Vistos
Este tipo de visto é para todos os estrangeiros que entram em Cabo Verde, para fins de turismo ou de negócios, exceto os cidadãos dos países que fazem parte da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO).

Continua depois da publicidade

O visto é válido por um período de três (3) meses. Este visto pode ser providenciado pelas agências de viagens no momento em que for fazer a sua reserva ou nas embaixadas/ consulados de Cabo Verde no exterior.

Existe também a possibilidade de obter visto à chegada no país, mediante o pagamento de 25 EUROS.

Para mais informações referentes à documentação exigida para pedido de visto, contate uma das representações diplomáticas de Cabo verde no seu país de origem ou sua Agência de Viagem e Turismo.

Clima
O arquipélago de Cabo Verde está localizado na zona subsaheliana, com um clima árido ou semiárido?

A temperatura média anual do ar é sensivelmente de 25º, sendo que as amplitudes térmicas são de fraca expressão. O sol é uma constante, durante todo o ano. As estações do ano são fundamentalmente duas: a das chuvas e a da seca ou tempo das brisas.


Parque Natural do Fogo (Foto: Divulgação)

A estação chuvosa vai de Agosto a Outubro, sendo que as ilhas mais acidentadas, como Santo Antão, Santiago e Fogo, beneficiam de maior pluviosidade. A estação mais seca vai de Dezembro a Julho. O oceano e os ventos alísios moderam a temperatura. Cabo Verde fica situado no Oceano Atlântico, a cerca de 455 km do cabo com o mesmo nome, no extremo ocidental africano. Trata-se de um arquipélago de reduzida dimensão territorial (4033 km), repartido por 10 ilhas e oito ilhéus. De origem vulcânica, a maior parte das ilhas são montanhosas e rochosas. Existe um vulcão ativo, na ilha do Fogo, que é igualmente o ponto mais elevado do arquipélago, com 2829 m. O país é constituído por 10 ilhas, das quais 9 habitadas, divididos em dois grupos:

• Ao norte, as ilhas de Barlavento. Relacionando de oeste para leste: Santo Antão, São Vicente, Santa Luzia (desabitada e reserva natural), São Nicolau, Sal e Boa Vista. Pertencem ainda ao grupo de Barlavento os ilhéus desabitados de Branco e Raso, situados entre Santa Luzia e São Nicolau, o ilhéu dos Pássaros, em frente à cidade de Mindelo, na ilha de São Vicente e os ilhéus Rabo de Junco, na costa da ilha do Sal e os ilhéus de Sal Rei e do Baluarte, na costa da ilha de Boa Vista;

• Ao sul, as ilhas de Sotavento. Enumerando de leste para oeste: Maio, Santiago, Fogo e Brava. O ilhéu de Santa Maria, em frente à cidade de Praia, na Ilha de Santiago; os ilhéus Grande, Rombo, Baixo, de Cima, do Rei, Luís Carneiro e o ilhéu Sapado, situados a cerca de 8 km da ilha Brava e o ilhéu da Areia, junto à costa dessa mesma ilha. As maiores ilhas são a de Santiago, a sudeste, onde se situa Praia, a capital do país, e a ilha de Santo Antão, no extremo noroeste. Praia é também o principal aglomerado populacional do arquipélago, seguido por Mindelo, na ilha de São Vicente.?

Mais Sugestões

Conteúdos Recomendados

©2025 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software