X

Notícias

Guarujá tem diversas atividades na Festa do Padroeiro da Cidade nesta quarta-feira (15)

Além de ações religiosas, haverá também eventos culturais, inaugurações, prestação de serviço e o lançamento do novo site da Prefeitura

Publicado em 13/01/2014 às 12:17

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Prefeitura de Guarujá preparou uma série de atividades em homenagem ao Dia de Santo Amaro, padroeiro da Cidade, que é comemorado na quarta-feira (15). A programação inclui missa campal, procissão, quermesse, feira de troca de livros, apresentações musicais, inaugurações e prestação de serviços ao público.

A festa católica é realizada em dois locais: no Jardim Conceiçãozinha, pela Comunidade Santo Amaro, e no Centro, pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro. Em Vicente de Carvalho, a festa acontece no dia 15, na Rua Waldemar Tangari, 316, Jardim Conceiçãozinha, a partir das 18 horas.

Enquanto na Matriz, que leva o nome do santo padroeiro, (Praça da Matriz, Av. Puglisi, s/n°, Centro) acontece nos dias 15, 18, 19, 25 e 26 de janeiro, sempre com a procissão às 18 horas, seguido por missa campal. Em seguida, os fieis poderão conferir apresentações musicais ao vivo, além da quermesse no local.

Inaugurações - A Prefeitura vai beneficiar a população de Guarujá com várias inaugurações em comemoração ao Dia do Padroeiro. No dia 15, às 16 horas, a Unidade de Saúde da Família “Gustavo Coelho de Almeida” será inaugurada no Jardim Brasil. A Usafa está localizada na Rua Poeta Alberto de Oliveira, s/nº (antiga Rua 1). A unidade de saúde deve beneficiar cerca de 15 mil pessoas que residem na região.

A festa católica é realizada em dois locais: no Jardim Conceiçãozinha e no Centro (Foto: Divulgação/PMG)

Ao lado da Usafa, haverá mais uma inauguração. No dia 20, também às 16 horas, o Centro de Apoio Operacional (Regional) do Morrinhos/Vila Edna que passa a funcionar no novo prédio. A Regional, que fica atualmente na Avenida Antenor Pimentel, 760 – Morrinhos II, vai mudar para um local mais amplo e estrategicamente localizado entre os dois bairros, para receber melhor os munícipes.

Ainda como parte da programação, a Prefeitura e o Consulado da Mulher inauguram a Lavanderia Solidária LavPaty (Avenida Atlântica, 1.205 – Pae Cará) no próximo dia 17, às 16 horas. O equipamento social é destinado à geração de emprego e renda das famílias moradoras do Conjunto Habitacional Vila Nova Esperança e é o primeiro do Município a atuar sob o sistema de economia solidária. Os habitantes do Conjunto moravam em palafitas às margens do Canal Acaraú, no Pae Cará e receberam 32 casas ecologicamente corretas há três anos.

Show para os fiéis – Para os fieis católicos, o Dia do Padroeiro contará com o show da Banda Católica “Anjos de Resgate”. O evento será no estacionamento do Ginásio Marivaldo Fernandes – Guaibê (Avenida Santos Dumont, 420 – Santo Antônio), a partir das 20 horas. A entrada é gratuita.

Lei do Empreendedor - Os pequenos e microempreendedores da Cidade serão especialmente presenteados no Dia de Santo Amaro. A prefeita Maria Antonieta de Brito assinará a Lei Geral do Empreendedor Individual na próxima quinta-feira (16), às 15 horas. O ato solene acontecerá no Gabinete do Paço Moacir dos Santos Filho (Avenida Santos Dumont, 800 – Santo Antônio).

Os objetivos da Lei são garantir aos pequenos e microempreendedores condições de competitividade, desburocratizar o setor e fomentar a economia local. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico e Portuário, Adilson Luiz de Jesus, a mudança na legislação permitirá um novo fôlego para os pequenos e microempreendedores, garantindo o aquecimento da economia no Município.

Novo site - O dia 15 de janeiro também vai marcar o lançamento do novo site da Prefeitura de Guarujá. O portal foi totalmente reformulado para facilitar o acesso às informações e serviços. A página terá também versões em inglês e espanhol, que contarão com informações e orientações relevantes aos turistas e internautas estrangeiros. Guarujá é o primeiro município da Baixada Santista a possuir um site trilíngue.

Segundo Assessora de Mídias Sociais da Prefeitura, Carla Mariani, o principal avanço obtido com o novo portal é a facilidade de encontrar as informações. “Agora os links estão separados por temas e a distribuição na página está mais clara”, explicou.

O endereço virtual permanece o mesmo: www.guaruja.sp.gov.br. Algumas secretarias vão possuir suas próprias páginas dentro do site, como o Turismo, Desenvolvimento Econômico, Controladoria Geral, Desenvolvimento e Assistência Social.

Serviços - A unidade móvel do Procon Guarujá estará na Praça 14 Bis (Av. Thiago Ferreira, s/n° - Vicente de Carvalho) para realizar atendimento, abertura de reclamação, distribuição de folders e folhetos informativos, das 9 às 15 horas. Os munícipes poderão também utilizar os serviços do Centro de Cidadania, como o cartão SUS e Carteira de Trabalho.

A 14ª edição Feira de Troca de Livros também estará na Praça 14 Bis. Os interessados devem comparecer ao local das 9 às 17 horas, com os livros que desejam trocar, as obras estarão separadas por assuntos: literatura geral, literatura infanto-juvenil e gibis.

Os livros que estarão disponíveis para a troca são provenientes de doações e do acervo da Secretaria Municipal de Cultura. A recomendação é que os livros estejam em bom estado e não sejam didáticos.

Dia de Santo Amaro - Instituído como feriado municipal, com base na Lei Federal 605, de 5 de janeiro de 1949. A Lei Municipal 319, de 3 de dezembro de 1956, instituiu à época os feriados religiosos do Município, definindo 15 de janeiro como Dia de Santo Amaro, o Padroeiro de Guarujá.

O Santo nasceu em Roma, Mauro, como também é conhecido, entrou muito cedo para a vida religiosa. Filho espiritual e grande amigo de São Bento, tornou-se beneditino com apenas 12 anos de idade. Vários milagres são atribuídos a Santo Amaro, como a cura de enfermos, de um mudo paralítico e de um cego de nascença chamado Heraldo. O Padroeiro de Guarujá (ou Santo Mauro), que edificou 120 mosteiros na França, faleceu em 15 de janeiro de 565, aos 72 anos.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter