X

Projeto Faces

Fantasias e adereços geram renda em oficina de costura

A oficina de costura funciona durante todo o ano, mas é no carnaval que as participantes podem ver na prática todo o resultado

Publicado em 24/04/2015 às 16:46

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Há seis anos, todas as quintas-feiras à tarde, a aposentada Josefa Maria Dias, de 53 anos, pega o ônibus próximo a sua casa na Curva do S, em Praia Grande, com destino a ONG Projeto Faces, na Vila Sônia. Incentivada pelo filho, que também integrou a diretoria do projeto, ela passou a ministrar aulas de corte e costura. A oficina tem dado resultados e gera renda e trabalho às mulheres participantes, principalmente no período que antecede os desfiles de Carnaval na Cidade.
 
"Acho muito lindo o trabalho voluntário. A gente sabe que quem sabe costurar nunca fica sem emprego ou sem um dinheirinho. A gente ajuda e se ajuda. Me sinto muito feliz. Ontem eu aprendi. Hoje eu ensino", disse Josefa.

Crédito: Matheus Tagé / DL
 
A oficina de costura funciona durante todo o ano, mas é no carnaval que as participantes podem ver na prática todo o resultado. Bel, presidente da entidade, conta que o projeto conta com o apoio da Liga das Escolas de Samba de Praia Grande, que recomenda a cooperativa de costureiras às agremiações para receber a carta de crédito destinada à confecção de fantasias e adereços.
 
"São mulheres da Vila Sônia que aprendem a manusear as máquinas. São 12 no total, mas o trabalho é tanto que sempre tem espaço para mais. A partir de novembro já começam os trabalhos. Elas ganham por peça que confeccionam. Os retalhos e as sobras de materiais utilizados nas fantasias nós utilizamos durante o ano nas aulas de costura e artesanato e na confecção dos figurinos das bailarinas. Isso que nos salva durante o ano", destacou Bel.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Cotidiano

Cachorros são resgatados em condomínio após denúncia de maus tratos, em Bertioga

Segundo a Prefeitura, os animais estavam presos em um condomínio na Avenida Anchieta, sem o tutor

Cotidiano

Vai atravessar? Mau tempo e maré baixa elevam tempo de espera na balsa

As balsas são gratuitas para ciclistas. Idosos e pessoas com deficiência têm embarque prioritário

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter