X

Porto & Negócios

Codesp abre licitação para Portolog

Projeto tem como objetivo sincronizar a chegada de navios com a das cargas

Publicado em 09/12/2014 às 12:36

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A Codesp abre no próximo dia 18, às 10 horas, no site www.comprasgovernamentais.gov.br, as propostas apresentadas por empresas ou consórcio para prestação dos serviços de implantação do projeto Cadeia Logística Portuária Inteligente no Porto de Santos. A licitação será feita através de Regime Diferenciado de Contratação (RDC) Eletrônico e o edital já se encontra disponível na Gerência de Contratações e Licitações, na Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, s/nº,  bairro do Macuco, em Santos. Também é possível ter acesso pelos sites www.portodesantos.com.br e www.comprasgovernamentais.gov.br.

Os serviços a serem contratados abrangem a elaboração e o desenvolvimento dos projetos básico e executivo, a execução das obras, o fornecimento e a instalação de equipamentos, redes e respectivos softwares e o desenvolvimento de software integrador. Contemplam, ainda, a realização de testes dos equipamentos, sistemas e softwares, testes preliminares, treinamento, operação assistida, manutenção e suporte técnico, bem como todas as etapas de serviços e instalações necessárias. O prazo para execução do projeto é de 36meses.

O diretor presidente da Codesp, Angelino Caputo, explica que o Portolog tem por objetivo sincronizar a chegada dos navios e das cargas nos terminais, a programação e o credenciamento de veículos para uso racional e utilização da plena capacidade de acesso ao porto. A iniciativa é parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investimentos de R$ 115 milhões para que 12 portos brasileiros adquiram equipamentos e implantem o sistema já concluído pelo Serpro.

 >AGILIDADE - Após implantado, o Portolog deve interligar-se ao Porto sem Papel e ao VTMIS (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Portos (SEP) deu início aos procedimentos para implantação do sistema Cadeia Logística Portuária Inteligente (Portolog) no Porto de Santos em maio deste ano. O projeto foi detalhado à comunidade portuária santista pelo diretor de Planejamento Estratégico e Controle da Codesp, Luis Claudio Montenegro, juntamente com técnicos da SEP e do Serviço Federal de Processamentos de Dados (Serpro). A implantação começou por Santos, por envolver maior complexidade, visto ser o maior do país.

Segundo o presidente Caputo, o sistema já funciona, em caráter experimental, desde o final de outubro, de forma manual (ainda sem uso das tecnologias de trocas de dados), apenas para os terminais que operam granéis sólidos de origem vegetal. “No último bimestre de 2014, a Codesp iniciou a aquisição de antenas que compõem o sistema, por meio de Regime Diferenciado de Contratação (RDC), e suas instalações nos terminais e pátios reguladores”, acrescenta Caputo. Entre os meses de outubro e novembro, colaboradores dos terminais portuários e dos pátios reguladores foram treinados para uso do sistema Portolog. A fase piloto está prevista para acontecer até o final de janeiro de 2015.

A partir de um cadastramento da carga no sistema, o Portolog vai monitorar sua saída para o Porto, através de acompanhamento eletrônico. Os caminhões serão identificados com etiquetas inteligentes (tags), que enviarão os dados por meio de sistemas de comunicação, permitindo o rastreamento e gerenciamento do transporte com mais eficiência. Além das áreas públicas do porto, terminais e pátios, o programa se estenderá, também, a todos os corredores rodoviários do país.

Após implantado, o Portolog deve interligar-se ao Porto sem Papel (sistema de informação que reúne em um único meio de gestão as informações e a documentação das mercadorias embarcadas e desembarcadas nos portos) e ao Sistema de Monitoramento do Tráfego de Embarcações, o VTMIS, que possibilitará o acompanhamento e gerenciamento, em tempo real, do fluxo de embarcações no canal de navegação e nas áreas de fundeio do Porto.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Polícia

Homem é morto em confronto com PMs em Guarujá

Um dos agentes envolvidos alegou que sua câmera corporal estava descarregada no momento dos tiros

Cotidiano

Ônibus colidem com posto de combustível e deixam 13 feridos em Santos; ASSISTA

O acidente ocorreu por volta das 6h30, no cruzamento da Rua Comendador Martins com a Júlio de Mesquita

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter