X

Copa do Mundo 2018

CBF negocia com Fifa liberação de jogadores de lista preliminar

Se a proibição for mantida, os atletas de clubes brasileiros na lista vão desfalcar suas equipes pelas próximas seis rodadas do Nacional

Folhapress

Publicado em 24/05/2018 às 11:41

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

A CBF não divulgou a relação de 35 jogadores que foi apresentada à Fifa / MoWa Press

A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) negocia com a Fifa a liberação de jogadores relacionados por Tite na lista preliminar de convocados para a Copa do Mundo para disputar o Campeonato Brasileiro.

Se a proibição for mantida, os atletas de clubes brasileiros na lista vão desfalcar suas equipes pelas próximas seis rodadas do Nacional.

Nesta quarta-feira (23), segundo o diretor de futebol do Palmeiras, Alexandre Mattos, a confederação recomendou que o clube não relacionasse meia-atacante Dudu para a partida contra o América-MG, pela Copa do Brasil, por risco de uma punição da Fifa.

As federações nacionais são obrigadas pela entidade que comanda o futebol mundial a apresentar uma lista de 35 jogadores que contenha, além dos convocados para a Copa, outros possíveis suplentes.

A relação ampliada serve para que a Fifa tenha conhecimento dos possíveis substitutos dos 23 convocados caso algum jogador venha a ser cortado por lesão. As seleções classificadas para a Copa podem pedir a troca de um jogador machucado por outro (não obrigatoriamente da lista) até 24 horas antes da primeira partida da equipe no Mundial -o Brasil estreia no dia 17 de junho contra a Suíça.

O artigo 45 do regulamento do torneio determina que os atletas relacionados nessa lista não estejam em atividade por seus clubes a partir do dia 20 de maio. A intenção é protegê-los de lesões.

De acordo com liminar publicada pela Fifa no ano passado, as entidades que quisessem liberar atletas para atuar após esse dia deveriam enviar pedido para a federação até 15 de junho do ano passado.

Segundo a Folha apurou, a CBF fez uma requisição à Fifa para que os jogadores da lista preliminar pudessem atuar no país, mas ainda não recebeu resposta. Por isso, decidiu precaver o Palmeiras sobre a escalação de Dudu. A confederação não informou em que data foi feito o pedido.

O meia-atacante teve poucas chances com Tite. Ele foi convocado apenas duas vezes pelo treinador. Uma delas foi no amistoso contra a Colômbia, realizado em janeiro do ano passado, quando o Brasil contou apenas com atletas que atuam no país.

Se a CBF não receber a autorização da Fifa para que os clubes brasileiros utilizem os jogadores da lista preliminar de convocados, além do jogo desta quarta, Dudu vai desfalcar o time alviverde também no clássico contra o São Paulo, no Allianz Parque, no dia 2 de junho, entre outros.

A CBF não divulgou a relação de 35 jogadores que foi apresentada à Fifa.

Logo após a convocação, no entanto, o técnico Tite revelou que o zagueiro Dedé era um dos atletas pré-selecionados. Ele jogou na terça (22) pelo Cruzeiro na vitória sobre o Racing, por 2 a 1, em Belo Horizonte, pela Libertadores.

Segundo a CBF, a proibição da Fifa não vale para partidas da Copa Libertadores e da Liga dos Campeões.

No próximo sábado (26), três convocados (Marcelo, Casemiro e Roberto Firmino) jogarão a decisão do torneio europeu.

Apesar do comandante da seleção brasileira não revelar, outro nome certo na lista de 35 é do lateral esquerdo Alex Sandro, da Juventus, que brigava por uma vaga para a reserva de Marcelo. Filipe Luís, do Atlético de Madri, foi o escolhido para estar entre os 23 brasileiros que disputarão a Copa do Mundo da Rússia.

O zagueiro Rodrigo Caio, que fez cirurgia no pé esquerdo na sexta (18), era outro presente na lista preliminar.

Antes da Copa do Mundo de 2014, o goleiro Diego Cavalieri, então no Fluminense, desfalcou o time tricolor por três partidas por ter sido relacionado por Luiz Felipe Scolari para a lista preliminar.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Praia Grande

Atrás de emprego? PAT de Praia Grande está com várias vagas

Candidato deve possuir cadastro no PAT de Praia Grande

Nacional

Loja de Porto Alegre confirma morte de animais por afogamento

Estabelecimento não soube informar a quantidade exata de bichos

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter