Calor: Ventiladores, quais são os melhores, por que o meu está parando?

Confira dicas para nao passar calor nesse verão

Comentar
Compartilhar
03 ABR 201412h48

Nos últimos dias estamos vivenciando um calor excessivo em nossa região, e para aquelas pessoas que não tem um ar condicionado, a saída mais em conta ainda é o ventilador. Muitos físicos estudiosos são contra esse tipo de “refresco” pois eles acreditam que o ventilador apenas circula o ar quente não melhorando muito a situação de quem está passando calor, eles não deixam de estar certos mas para quem não tem nada, um ventilador é sempre bem vindo.

Uma dica extremamente importante para quem está com o ventilador quase parando, é realizar a troca do capacitor, que é um componente que dá a ignição no motor para que o motor atinja a rotação necessária para suprir o calor no local. Muito leigos, compram capacitores acima da resistência do motor, e isso prejudica e muito a vida útil do motor, geralmente ventiladores de teto usam entre 4μF e 5μF (μF significa micro farad) que nada mais é que a capacitância que é a grandeza elétrica de um capacitor, determinada pela quantidade de energia elétrica que pode ser armazenada em si por uma determinada tensão e pela quantidade de corrente alternada que o atravessa numa determinada frequência. Quando se vai há uma loja comprar, sempre vão perguntar se o capacitor é de 2 ou 3 fios, geralmente o de 2 fios fica na parte de cima, dentro da canopla do ventilador e este geralmente é controlado por um variador de intensidade rotativo, já o modelo de 3 fios geralmente fica dentro da caixa 4 x 2 embutida na parede, e seu controle de velocidade é de botão com 3 estágios. Isso não é regra, podem se encontrar nos lugares invertidos.

Quando o problema é o barulho que muitas vezes incomoda e muito no funcionamento, geralmente podem estar aliados a uma instalação não muito correta, no balanceamento, no ajuste dos parafusos, ou por colocar uma lâmpada muito grande onde a mesma acaba raspando no ventilador. Lembre-se que é sempre indicado colocar-se lâmpadas incandescentes de até 60W ou compactas fluorescentes de até 15W.

Em relação a compra de ventiladores de teto, é sempre bom verificar a relação de potência do motor, nem sempre motores pequenos não são potentes, muitas vezes os pequenos tem a mesma potência dos modelos maiores, A potência indicada é de 130W a 140W (Watts), abaixo disso não recomendamos a compra. Nos ventiladores de coluna, mesa e parede geralmente a maior potência é de até 200W. As melhores marcas e mais tradicionais deste concorrido mercado são Tron, VentiDelta, LorenSid, VentiSilva, Spirit e AirDesign. Os preços começam em cerca de R$110,00 no modelo mais simples e vão dependendo do modelo até R$1.300,00, neste mais caro há o uso de controle remoto com ajuste de temperatura e fechamento automático das pás, transformando o ventilador em um plafon decorativo. Na Elétrica Sanchez estão disponíveis as melhores marcas sempre aliadas aos melhores preços e com uma diversa variedade de modelos.

Em relação a compra de ventiladores de teto, é sempre bom verificar a relação de potência do motor (Foto: Divulgação)