Continua depois da publicidade
Direto de Campinas, o Barracão Teatro marca presença no FESTA com a montagem ‘Circo do Só Eu’. O monólogo circense será encenado gratuitamente amanhã, às 20 horas, em plena Praça dos Andradas.
O espetáculo em direção, concepção e criação de Esio Magalhães: “A obra trata sobre um circo [o fictício Majestoso Circo do Sol] que cancela a sua apresentação e uma pessoa que veio ver o espetáculo, no caso um palhaço, acaba tentando fazê-lo sozinho” com direito a desventuras com equilíbrio de pratos, macacos em monociclo, hipnose, truques de mágica e acrobacia.
De acordo com Esio, o espetáculo não tem uma dramaturgia escrita, mas surge da improvisação do palhaço, o Zamborim, com o público: “O espetáculo foi criado na rua durante a temporada de verão que passei em San Bernardo, Argentina. Estava fazendo uma residência no Circo Vachi, circo do palhaço Chacovachi. Foram dois meses de trabalho onde realiza duas sessões diariamente”.
Continua depois da publicidade
No entanto, foi em nosso País que ele concluiu a montagem do espetáculo, confeccionando o cenário (um mastro e uma lona), o figurino e todo o roteiro dramatúrgico da peça teatral.
“Estamos em cartaz desde 2003 e tem muitas histórias! Já fomos para Campos de refugiados de guerra no Deserto do Saara, fizemos uma expedição em comunidades ribeirinhas dos rios Tapajós e Arapiuns, no Pará”, relembra Esio. “A recepção do público é sempre muito boa!”.