Exposição fotográfica mostra luta de mulheres contra câncer de mama

A mostra faz parte do Projeto de Peito Aberto, que teve o lançamento na tarde desta terça (16)

17 ABR 2013 • POR • 10h34

Uma exposição de fotos que mostra a luta de muitas mulheres contra o câncer de mama pode ser visitada de 16 a 30 de abril na Câmara Municipal de Cubatão (Pça. dos Emancipadores, s/nº). A mostra faz parte do Projeto de Peito Aberto, que teve o lançamento na tarde desta terça (16), no Auditório do Centro Administrativo da Petrobrás.

O evento contou com palestra interativa sobre a campanha e um bate papo com os autores da exposição, Vera Golik e Hugo Lenzi.

Leia Também

1º Cubatão Open de Jiu Jitsu reuniu cerca de 200 atletas

Após chuvas, Cubatão retorna ao nível de observação

Prefeitura de Cubatão pode sofrer busca e apreensão

Problemas sufocam primeiros 100 dias de governo na Baixada Santista

UTI Neonatal de Cubatão teria fechado por causa de bactéria

Hugo lembrou da importância de sensibilizar e chamar a atenção para esta doença: "É muito importante a consciência de todos para esta doença que atinge um grande número de mulheres em todo o mundo. O diagnóstico precoce é muito importante para o tratamento", afirma o fotógrafo.

A secretária de Assistência Social de Cubatão, Simone Lopes, que representou a prefeita Marcia Rosa, disse que a campanha é de extrema importância. "A campanha, com palestras e fotos que mostram a luta de algumas mulheres, é muito importante para incentivar outras mulheres a fazer exames".

Dando continuidade à campanha, quarta-feira (17/04), às 14 horas, a palestra interativa, aberta ao público em geral, acontece na Associação Comercial e Industrial de Cubatão (ACIC), na rua Bahia, 171. O público poderá esclarecer algumas dúvidas com profissionas da área e ouvir depoimentos de pessoas que tiveram e ainda lutam contra o câncer de mama.

Jussara de Lima Mendonça, que dará depoimento sobre a doença que descobriu há três anos, salienta a importância da participação da comunidade na palestra interativa. "É uma oportunidade de as pessoas esclarecerem dúvidas e compartilharem experiências".

Estiveram presentes vereadores e secretários municipais.

Exposição

A Exposição Fotográfica De Peito Aberto conta a luta de mais de 50 mulheres do Brasil, Espanha e Estados Unidos, de diversas origens e classes sociais, que enfrentaram e ainda lutam contra o câncer de mama. A mostra ainda traz depoimentos de pacientes, familiares e médicos e ressalta a a importância do apoio de familiares e amigos na recuperação do paciente.

A exposição na sede da ONU, em Nova York foi um sucesso e no metrô de São Paulo foi visitada por mais de 3 milhões de pessoas.

A idéia do projeto é da jornalista e escritora Vera Golik e do fotógrafo e sociólogo Hugo Lenzi.