Guarujá inicia formação de agentes comunitários

O curso atenderá os agentes das dez Unidades de Saúde Família da rede municipal

14 MAR 2013 • POR • 15h47

Os agentes comunitários de Saúde desempenham um papel chave na Estratégia de Saúde da Família e potencializam a atuação da Atenção Básica no Município. Diante da importância que esses personagens têm para melhorar a qualidade de vida da população, a Prefeitura de Guarujá está disponibilizando um curso de formação dos cerca de 130 agentes que atuam nas Unidades de Saúde da Família (Usafas) da Secretaria Municipal de Saúde.

A “Aula Inaugural do Curso de Formação de Agentes Comunitários de Saúde” aconteceu nesta quarta-feira (13), às 14 horas no Sindicato dos Funcionários Públicos da Prefeitura de Guarujá (Rua Manoel Hipólito do Rego, 84 – Jardim Boa Esperança).

O curso tem duração de seis meses, entre aulas teóricas e praticas, e é promovido pelo Centro de Formação de Recursos Humanos para o Sistema Único de Saúde – SUS, da Secretaria do Estado.

Leia Também

Idosos aprendem uma nova mania em Guarujá

Tarifa de ônibus vai subir para R$ 2,90 em Guarujá

Guarujá faz seletiva para escolher atletas para equipe de Karatê-dô

Inscrições para o “Projeto Pontinhos” terminam dia 1º de abril

Guarujá é campeã nacional de robótica

De acordo com a coordenadora de Atenção Básica, Maria Ângela Segantini Cheida Faria, o curso de formação vem atender a necessidade de qualificação dos agentes após terem sua profissão regulamentada. “O agente comunitário desempenha um papel importante: é a ligação entre comunidade e Saúde. Os agentes são capazes de orientar as famílias quanto à utilização dos serviços de saúde e traduzir para as Unidades Básicas de Saúde a realidade da comunidade assistida”.

O curso atenderá os agentes das dez Usafas de Guarujá: Santa Cruz dos Navegantes, Vila Áurea, Jardim Progresso e Parque Estuário, Vila Zilda, Vila Edna, Sitio Conceiçãozinha, Jardim dos Pássaros, Cidade Atlântica, Cachoeira e Las Palmas.