Brasil e Espanha discutem aproximação na área militar

A vinda de Pedro Morenés a Brasília é um desdobramento da visita da presidenta Dilma Rousseff à Espanha

12 MAR 2013 • POR • 16h10

Os ministros da Defesa do Brasil, Celso Amorim, e da Espanha, Pedro Morenés, se reuniram hoje (12) para discutir a aproximação das Forças Armadas e da indústria de defesa dos dois países. A vinda de Morenés a Brasília é um desdobramento da visita da presidenta Dilma Rousseff à Espanha, em novembro de 2012, quando levou consigo um grupo de trabalho com especialistas na área de defesa.

De acordo com Celso Amorim, o objetivo da reunião foi ampliar o diálogo bilateral nesse tema, repetindo, por exemplo, a parceria que os países têm em aeronáutica. Além disso, o Brasil comprou navios de superfície espanhóis e reformou embarcações brasileiras, no âmbito do Programa de Obtenção de Meios de Superfície (Prosuper), cujo objetivo é a renovação da frota de superfície da Marinha.

Leia Também

Ilhabela adere à Semana “Saúde na Escola”

Autoridades espanholas capacitam policiais no Rio de Janeiro

Corpo de Barão, pai de Emerson Fittipaldi, é velado em São Paulo

Projeto Vida Urgente é apresentado no Comad

Luis Fernando Verissimo está internado em Porto Alegre

Foi discutida também a possibilidade de desenvolver outros projetos, como a cooperação espanhola na prevenção e no combate a desastres naturais e catástrofes; e a ampliação do intercâmbio entre militares brasileiros e espanhóis. Atualmente, há cerca de 18 brasileiros em escola militar da Espanha e três militares espanhóis estudando no Brasil.

“Independentemente das posições estratégicas que tenham, é importante que o Brasil e a Espanha tenham vínculos estreitos, pois compartilhamos princípios”, disse Amorim. Ele ainda aproveitou para confirmar a presença espanhola na próxima Feira Internacional de Segurança Pública e Corporativa (Laad-Security), que vai ocorrer em abril do próximo ano, no Rio de Janeiro.

Os ministros divulgaram nota conjunta sobre o encontro.