BC italiano diz que estabilidade financeira é meta fundamental

O presidente do Banco da Itália, Ignazio Visco, afirmou que a crise global dos bancos provou que os agentes financeiros não poderiam, de forma adequada, gerenciar os riscos iminentes sozinhos

8 MAR 2013 • POR • 20h49

A estabilidade financeira é agora uma "meta fundamental" para a política econômica e requer que os bancos centrais assumam novos papéis, disse o presidente do Banco da Itália, Ignazio Visco, acrescentando que é necessário deixar para trás alguns modelos excessivamente estatísticos.

Visco afirmou que a crise global dos bancos provou que os agentes financeiros não poderiam, de forma adequada, gerenciar os riscos iminentes sozinhos. Segundo ele, supor que o setor financeiro poderia autorregular-se foi um "erro regulatório fatal".

Leia Também

Justiça argentina determina fechamento de refinaria da Petrobras em Bahia Blanca

Conclave para escolha do próximo papa começará no dia 12

Data do conclave será conhecida nesta sexta-feira

Filipinas exigem libertação de cidadãos sequestrados na Síria

Corpo de Chávez será embalsamado e velório durará mais de sete dias

A autoridade defende que os bancos centrais passem a usar novos modelos, porque muitos dos que eram usados anteriormente foram "derrubados" pelos acontecimentos. Ele cita como exemplo a adoção do Modelo Dinâmico Estocástico de Equilíbrio Geral, usado para sustentar previsões econômicas. Segundo Visco, tal parâmetro incorre em erros porque supõe que o mundo não muda. "Os reais formadores de preços das ações mudam o tempo todo", disse. As informações são da Dow Jones.