Curso online vai aprimorar Guarda Ambiental em Praia Grande

Objetivo é reforçar o efetivo do grupamento, que tem atuação específica

5 MAR 2013 • POR • 20h40

Integrantes do Grupamento Ambiental de Praia Grande, da Guarda Civil Municipal, vão passar por um curso de capacitação com parte do conteúdo online. O objetivo é aprimorar conhecimentos específicos e reforçar o efetivo do Grupamento Ambiental, que atualmente conta com nove guardas civis. As aulas serão ministradas de 1º a 30 de abril e tem duração de 40 horas, podendo ser realizadas nas horas de folga dos guardas matriculados.

Por lei, de acordo com o inspetor Fábio Rogério Marques, o Grupamento pode ter até 10% do efetivo total da GCM, que é de 300 homens. “Os guardas que passarem pelo curso ficarão numa espécie de reserva da Guarda e serão usados em situações temporárias, como cobertura de férias ou ações específicas que demandem mais pessoal. Mas, futuramente, nossa intenção é mantê-los em nosso efetivo”.

Leia Também

Ambulantes tem até dia 28 para renovar licença em Praia Grande

Semana da Mulher homenageia moradoras de Praia Grande

Maioria já retornou à Capital

Crianças de Praia Grande realizam sonho de conhecer um transatlântico

Praia Grande terá usina para reciclar todo o lixo da Cidade

No conteúdo do curso estão o Teste de Aptidão Física, que será realizado entre 12 e 22 de março e dois módulos teóricos sobre Mata Atlântica e Legislação Ambiental. Em âmbito municipal, conforme destacou Marques, os enfoques serão a Lei de Uso e Ocupação do Solo e o Plano Diretor. “A Guarda Ambiental atua muito nas situações de crimes ambientais e ocupações irregulares e quem pretende trabalhar nessa área tem que estar preparado e atualizado”, ressaltou.

Guarda Civil

Referência para diversas cidades e estados, a Guarda Civil Municipal de Praia Grande iniciou as atividades em 1969, na época chamada de Serviço de Vigilância e Salva Vidas. A GCM zela pela segurança de moradores e turistas, sempre cumprindo o papel de proteger bens, serviços, instalações e servindo a sociedade.

Em 1989, foi criada a Sub-secretaria de Segurança Municipal e, em 1995, o pelotão Ropam (Ronda Ostensiva de Proteção e Auxílio Municipal).

Com reestruturação realizada em 2001, a instituição recebeu o nome de Guarda Civil Municipal, contando com 294 integrantes formados em ambiente universitário através de convênio com a Prefeitura e a Universidade Monte Serrat (Unimonte).

Atualmente, a GCM está subordinada à Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp) e conta com efetivo de 300 guardas e frota de 23 veículos quatro rodas, duas Bases Comunitárias, duas bases fixas, dois quadriciclos, 10 motocicletas, um ônibus, um barco de alumínio, dois botes infláveis, 15 bicicletas, além do apoio do Canil com um efetivo de 12 cães.