Folga não é motivo para descuidar da alimentação das crianças

Chefe de Papinha dá dicas práticas para aliar lazer e refeições saudáveis dentro ou fora de casa

22 NOV 2015 • POR • 10h57

Feriados chegam e as famílias começam a se preparar para curtir a folga, seja fora ou dentro de casa. Viagens, passeios na praia, no parque ou até a visita a um restaurante atraem muitos pais e crianças nesses dias de descanso. Mas não é preciso relaxar na alimentação dos pequenos para curtir o final de semana prolongado. Com alguns cuidados práticos dá pra todo mundo se divertir e saborear refeições saudáveis.

É justamente nesses dias em que a rotina muda que estamos mais suscetíveis a ceder às tentações, como um lanche de fast food ou guloseima açucarada.

Leia Também

Os perigos de não ouvir bem

Instituto fará pesquisa com gestantes em Pernambuco

Ministro não descarta surto de microcefalia em outros Estados

Anvisa suspende lote de medicamento para câncer de mama

Mais de 3 mil dermatologistas participam de mutirão contra o câncer de pele

Para que a folga seja curtida sem estresse, Nathália Donato, a Chefe de Papinha, recomenda levar frutas durante o passeio ou snacks (lanchinhos) saudáveis, como cookies integrais ou biscoito de polvilho, para ter à mão na hora da fome.

Outra opção, segundo ela, é preparar um sanduíche caseiro, com pão integral e recheio de geleia ou queijo branco e acondiciona-lo em uma bolsa térmica. “Assim não se corre o risco de comprar salgadinhos ou algum lanche que não seja saudável”, explica ela, que é jornalista especializada em alimentação infantil e cozinheira profissional.

Se a escolha for um restaurante, umas das recomendações de Nathália é ignorar o menu infantil (pratos específicos para crianças) se só oferecer opções com frituras e pedir uma refeição que seu filho está acostumado a comer em casa. “Pode ser uma massa simples com molho de tomate e carne ou um arroz com legumes e um grelhado”, sugere.

Em casa

Se a programação é ficar em casa, a Chefe de Papinha ensina receitas saborosas, saudáveis e que convidam a criançada para o universo da culinária. Afinal, qual criança não gosta de petit suisse e picolé? “Elas adoram aquele “inho” que não é iogurte e contém muito açúcar, corante e outros aditivos. A versão caseira é bem melhor e fica deliciosa”, detalha ela.

Anote as receitas e coloque a mão na massa com os pequenos!

Pettit Suisse Caseiro: Você vai precisar de 1 copo de iogurte natural, meio copo de creme de leite fresco (mede usando o copo do iogurte), 300g de morango (ou a fruta de sua preferência) e 1 pacote de gelatina sem sabor. Hidrate a gelatina seguindo as instruções do pacote –  mistura o pó com água fria até cobrir, deixa hidratar por um minuto e depois leva ao micro-ondas por 15 segundos ou dissolve no fogão. No liquidificador, bata o copo de iogurte natural, o creme de leite, o morango e a gelatina já dissolvida. Se quiser um pouco mais doce, coloque um pouco de mel ou melado de cana. Bata por uns 5 minutos, coloque em recipientes e leve à geladeira por pelo menos 2 horas, até ficar na consistência desejada.

Picolé Caseiro: Faça um suco natural de sua preferência, pode ser um ou mais sabores misturados. Se bater a fruta com menos água, fica mais concentrado e mais gostoso. Despeje o suco nas forminhas para picolé e leve ao congelador. Variações de picolé podem incluir colocar frutas picadinhas dentro da forminha junto com o suco.