Vendas de produtos natalinos estão fracas na Baixada Santista

Lojistas sentem impacto da crise econômica e buscam formas de atrair clientes para o fim do ano. Confederação Nacional do Comércio prevê primeira queda nas vendas após 12 anos

17 NOV 2015 • POR • 11h10

Pelo visto, as luzes do Natal vão brilhar com menos intensidade em 2015. Isso porque os lojistas garantem que as vendas de artigos natalinos estão fracas na Região.

A coordenadora Kátia Lúcia dos Santos trabalha há 5 anos em uma loja de produtos diversos no Centro de Santos e garante que até o momento este é o Natal mais nebuloso que ela já viu no comércio. “O dono da loja investiu bastante mas até o momento não estamos vendo retorno. Geralmente, as compras acontecem no começo de novembro, quando as pessoas estão montando as árvores. Mas até agora o movimento não aumentou em praticamente nada”, afirmou.

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Além dos comércios tradicionais, as lojas próprias de venda de artigos natalinos também sofrem com a queda nas vendas. Talita Santos é vendedora há três anos de uma loja do gênero em Santos e sente o impacto também na mão de obra. “Além da queda nas vendas, houve uma redução no quadro de funcionários. Do ano passado para cá contrataram uma quantidade 30% menor de vendedores”.

A opinião é compartilhada pela vendedora Kelly Cristina dos Santos. A loja de produtos natalinos que ela trabalha estava pouco movimentada e, segundo ela, tem sido constantemente assim. “Estamos tentando atrair o público, oferecendo várias opções de enfeites, mas a situação está complicada. As pessoas estão segurando as contas e investindo pouco na decoração”.

Com a crise batendo na porta, a operadora de telemarketing Ana Paula Silva garantiu que grande parte das decorações do ano passado vão se repetir na árvore de 2015. “Comprarei alguns adereços, mas pouca coisa. A situação atual não permite um investimento maior na decoração natalina. As luzes, por exemplo, serão suspensas neste ano. A conta já está alta demais”, afirmou.

Já Denanci Simões apostou na criatividade para que a data não passe em branco. “A maior parte da decoração eu mesma fiz. Será uma árvore cheia de enfeites artesanais. Bonito para quem vê e bom para o meu bolso também”.

Queda nas vendas

Em outubro, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) divulgou um balanço que previa que o volume de vendas do varejo deve recuar 4,1% em dezembro em comparação com o mesmo mês de 2014. A retração, de acordo com o CNC será acompanhada de queda de 2,3% no número de vagas para contratação temporária. Este seria o pior desempenho para o comércio em pelo menos 12 anos. Desde 2004, as vendas sempre cresceram em relação ao ano anterior.

Aposta em produtos diferentes

Uma estratégia para atrair mais clientes é oferecer, além de preços acessíveis, produtos diversos. As tradicionais árvores de Natal estão de todas as cores e tamanhos. Algumas delas, inclusive, contam com iluminação própria, através de fibra ótica.

Os preços variam de R$ 20,00 a R$ 600,00 nos comércios da Região. Além disso, há opções de enfeites diversos, com preços a partir de R$ 0,25.