Vítimas de temporal em Cubatão começam a receber documentos

Atendimento começou nesta quinta-feira, dia 28, na sede local do Senai

28 FEV 2013 • POR • 14h34

Começaram na manhã desta quinta-feira (28) os procedimentos visando a atender as pessoas que perderam documentos devido ao recente temporal que ocorreu em Cubatão. Mediante parceria entre a Prefeitura e Governo do Estado, foi instalada, no auditório do Serviço Nacional da Indústria-Senai, na Praça da Bíblia, 1, Centro, uma unidade especial do Poupatempo, programa da Secretaria Estadual de Gestão Pública.

No local, os desabrigados podem obter, imediatamente, as segundas vias da Carteira de Trabalho e Previdência Social; cadastrar-se para receber novas Carteiras de Identidade, que serão entregues no mesmo endereço no prazo de uma semana, e dar entrada ao pedido de Comprovante de Situação Cadastral do CPF.

O secretário de Gestão Pública do Estado, David Zaia, que esteve acompanhando a instalação dos trabalhos, disse que não há prazo fixado para terminá-los. Explicou que dependerá do ritmo de atendimento, que será feito diariamente das 9 às 17 horas, por uma equipe de 30 pessoas, do Poupatempo de Santos.

Leia Também

Em Cubatão, Alckmin promete moradias

515 toneladas de restos de mobílias já foram recolhidas em Cubatão

Raio motivou desabamento em supermercado de Cubatão

Músicos da região se mobilizam em prol de Cubatão

Para fixar este ritmo e, paralelamente, evitar dificuldades para os desabrigados, estabeleceu-se a meta de atendimento de 20 pessoas por hora. Elas serão encaminhadas pelo setor da Prefeitura responsável pelo cadastro de vítimas, que está atendendo no Centro Esportivo Castelão, que estabelecerá horários para cada grupo. O objetivo é evitar a formação de filas.

No local do Poupatempo, as pessoas tiram as fotos necessárias aos documentos. Ali também será feita a entrega das segundas vias.

Uma das primeiras pessoas atendidas foi Cristiane Helis dos Santos, de 35 anos. Funcionária do Hospital Municipal, onde trabalha como copeira, ela mora na Água Fria e, como a maioria das famílias do núcleo, perdeu não só os documentos, mas os móveis, roupas e a própria casa, semidestruída pelas enxurradas. Cristiane está abrigada na sede da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na Rua São Paulo. "Conseguir novos documentos é o primeiro passo para um recomeço na minha vida", disse.

O diretor de Relações de Emprego da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Sustentável, João Paulo Pucciariello, também acompanhou o início dos trabalhos do Poupatempo e informou que o Posto de Atendimento ao Trabalhador - PAT também entregará segundas vias da Carteira do Trabalho e Previdência Social para quem perdeu o documento nas enchentes. O PAT Cubatão fica na Rua Fernando Costa,1096, Vila Couto.

A implantação da unidade especial do Poupatempo contou, também, com a intermediação do deputado estadual Luciano Batista. Na segunda-feira (25/02), ele já havia se colocado à disposição para viabilizar a vinda de equipes do programa estadual.