Orquidário Municipal conta com mais de 5 mil espécies em Praia Grande

Com mais de 5 mil plantas, o Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon conta com monitores preparados para ajudar a tirar dúvidas

24 FEV 2013 • POR • 21h19

Moradores e turistas de Praia Grande, apreciadores de plantas ornamentais e que querem aprender a como cultivar ou ter em casa espécies de orquídeas, podem fazer isso gratuitamente. Com mais de 5 mil plantas, o Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon, que fica no Polo Esportivo e Cultura Leopoldo Estásio Vanderlinde, conta com monitores preparados para ajudar a tirar dúvidas e ensinar os melhores cuidados para com esse tipo de planta.

Com o espaço, Praia Grande entrou no hall das cidades com o maior número de unidades da espécie. O orquidário está aberto ao público, diariamente, das 7 às 16h30.

Leia Também

Rótulo específico para produtos transgênicos

Internacional Marítima deve iniciar operação hoje

Baixada trabalha para erradicar analfabetismo

Praia Grande arrecada donativos para cubatenses

Oficina de Iluminação Cênica tem inscrições abertas em Praia Grande

De acordo com o chefe da Divisão de Áreas Verdes da Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) Marcelus Condé, responsável pela administração do equipamento, as principais perguntas são relacionadas ao cultivo. “Questiona-se sobre a adubação mais indicada, se a planta precisa de luminosidade, entre outras coisas”, disse.

Ao contrário do que se pensa da espécie, a orquídea não é do tipo parasita (que sugam a seiva de árvores), já que se alimentam apenas de material em decomposição que cai das árvores e que se acumula ao se emaranhar em suas raízes.

O chefe da Divisão de Áreas Verdes desfaz outros mitos dos que visitam o local. “Muitos pensam que a orquídea é uma planta frágil e que requer cuidados especiais para que sobreviva em casa. Com pequenos cuidados e de forma simples, é possível cultivá-la bem”.

Para ampliar o atendimento, a Sesurb quer investir na aquisição de equipamentos e na parceria com as secretarias de Educação (Seduc) e Promoção Social (Sepros). “Faremos visitas agendadas com grupos de idosos atendidos pelo programa Conviver e de crianças das escolas do Município, com exibição de um vídeo explicativo com dicas de cultivo e algumas curiosidades”, explicou Condé.

Pensando em melhor preparar os funcionários que trabalham no Orquidário, a Prefeitura estuda enviá-los para fazer capacitação na área. “Desta forma, eles estarão ainda mais aptos para dar mais detalhes de cuidados e também em conseguir identificar a espécie de orquídea, para assim catalogar”, finalizou o chefe da Divisão.

Equipamento

O Orquidário Municipal José Sanchez Alarcon fica dentro do Polo Esportivo e Cultural Leopoldo Estásio Vanderlinde, localizado na Rua José Bonifácio, s/n, Bairro Sítio do Campo (ao lado do Terminal Tude Bastos). O local tem 375 metros quadrados, divididos em viveiro e estufa. Para cuidar das orquídeas, a Divisão de Áreas Verde da Sesurb conta com seis funcionários.