Alberto Mourão aborda desafios da Cidade na Câmara

O prefeito destacou situação do Município e metas de governo

21 FEV 2013 • POR • 22h24

Orçamento Municipal, cenário econômico, saúde, educação, segurança, geração de emprego e transporte público, foram alguns dos temas abordados pelo prefeito de Praia Grande, Alberto Mourão, que abriu a 3ª sessão ordinária da Câmara Municipal, quarta-feira (20).

De acordo com a Lei Orgânica do Município, assim como na Constituição Federal, a exposição dos temas relacionados ao plano de governo e outro assuntos pode ser feito por meio burocrático, mas o atual chefe do Executivo optou por fazer isso pessoalmente. “Minha vinda também cumpre o papel constitucional de que, ao invés de enviar mensagem escrita e fria, procuro vir no início da sessão da Câmara, em respeito ao poder constituído ao Legislativo. Esta é uma forma de reverenciar o voto dado para cada ente da Casa e de estreitar as relações necessárias que a sociedade espera de nós”.

Leia Também

Peneira busca talento do futebol amador em Praia Grande

Lacre de latinhas pode valer cadeira de rodas

Rigor na fiscalização inibe acidentes com moto aquática

Praia Grande participa de Encontro de Dirigentes de Cultura

Curso leva arte plástica a cidadão comum em Praia Grande

Mourão ainda fez uma análise sobre os primeiros 45 dias de gestão e falou sobre o planejamento do Orçamento Municipal, abordando quedas na reserva de contingência (fundo reservado para gastos emergenciais), na capacidade de investimento e também no repasse do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação). Segundo o prefeito, o quadro fez com que agisse com cautela no início da gestão. “Aprofundei-me na questão fiscal do Município e, por cautela, decidi tomar algumas medidas para evitar o comprometimento do orçamento deste ano”, disse.

Sobre a temporada de verão, Mourão destacou a redução dos índices de criminalidade e sucesso das tendas culturais do projeto Estação Verão. “O Show do Verão foi um grande projeto cultural e turístico na década de 90 voltado à família, mas infelizmente, o cenário atual mudou e, por questão de segurança, preferimos evitar grandes aglomerações com shows de grande porte. Optamos pelas tendas e observamos que a repercussão foi boa. Foi um projeto-piloto que pode se aprimorar“.

Ainda na questão da segurança, Mourão garantiu que continuará lutando pelo aumento do efetivo da Polícia Militar no Município e que buscará meios para viabilizar a implantação da Operação Delegada e a contratação de mais Guardas Civis Municipais. “O apoio dos vereadores para equidade no efetivo da PM é importante. Não quero privilégios, só equidade, com mais 123 homens a mais no nosso Município”, destacou o prefeito, ressaltando a necessidade de uma ação voltada ao menor, para que sejam identificadas as causas dos problemas relacionados aos infratores.

Para saúde, a ação preventiva foi a tônica do discurso. “A porta de entrada do sistema de saúde é a prevenção, que são uma responsabilidade das unidades básicas de saúde. Minha prioridade é voltar a reestruturar a rede de unidades básicas de saúde. Para isso, vamos buscar ajuda do Governo Federal. Durante este primeiro semestre, vou preparar projetos para ampliar, reformar e equipar as unidades e, gradativamente, sentindo segurança, contratar mais profissionais”, cogitou o prefeito.

Para o transporte, o estudo de Origem e Destino deve beneficiar milhares de usuários de transportes coletivos. O prefeito também fez questão de falar do empenho para elaboração de um arranjo produtivo para gerar novos empregos.

Finalizando, Mourão pediu o apoio dos vereadores para continuidade da parceria em prol da sociedade praia-grandense, deixando uma reflexão. “Nada disso será importante sem algumas coisas básicas. Humanização é uma palavra bonita, mas não está ligada simplesmente ao sorriso e cumprimento mecânico. A humanização passa por três pilares: acesso ao serviço público, informação e a equidade”.

Presidente da Câmara, o vereador Sergio Luiz Schiano de Souza, conhecido como Serginho Sim (PSB), se disse honrado em contar com a participação do prefeito. “Com o espírito harmônico que rege a relação democrática entre os três poderes, tivemos a honra de receber nessa casa a principal autoridade de nossa Cidade. A autoridade política dele foi reafirmada pelo voto da população e de um grupo político do qual faço parte, que cooperou para que fosse conduzido pela quarta vez ao cargo, com a confiança de que realizará obras e serviços que a população necessita e deseja”, considerou.

Líder do prefeito

Em ofício nº 102/2013 enviado ao Legislativo Municipal pelo chefe do Executivo, foi indicado como líder do prefeito na Câmara o vereador Roberto de Andrade e Silva, o Betinho da Educação (PMDB), e como vice-líder o vereador Ednaldo Santos Passos, o Reco (PDT).