Governo liberou R$ 1,1 bilhão para regularizar atrasos do Fies, dizem deputados

De acordo com relato dos parlamentares, os reitores foram comunicados pelo secretário-executivo que os recursos já estavam liberados

29 MAI 2015 • POR • 13h38

Em reunião nesta quinta-feira, 28, com a bancada gaúcha no Ministério da Educação, o secretário executivo da pasta, Luiz Cláudio Costa, afirmou a parlamentares e reitores que a Fazenda liberou R$ 1,1 bilhão para regularizar repasses a universidades que oferecem matrículas pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A informação é de dois deputados que participaram do encontro, Jerônimo Goergen (PP) e Alceu Moreira (PMDB). Cláudio Costa, disseram os parlamentares, informou que a Fazenda havia desbloqueado o dinheiro na semana passada.

Leia Também

Sisu: inscrições começam dia 8 de junho

Inep recomenda acesso a site do Enem em horário alternativo para evitar lentidão

Pronatec e Ciência sem Fronteiras sofrerão cortes este ano, diz MEC

Professores terão que fazer o Enem para participar do Fies

Crimes virtuais envolvendo adolescentes: Responsabilidades e Prevenção

O encontro, do qual também participou o ministro Renato Janine Ribeiro, havia sido intermediado pelos deputados a pedido de reitores de instituições que lidam com atrasos no recebimento da verba. "Há atrasos no Fies de três, quatro meses, o que inviabiliza essas universidades", disse Moreira. "Não sabemos se o valor é suficiente (para regularizar) tudo, mas pelos menos abre uma perspectiva", acrescentou Goergen.

De acordo com relato dos parlamentares, os reitores foram comunicados pelo secretário-executivo que os recursos já estavam liberados e que eventuais atrasos que persistissem se deviam a problemas burocráticos.