São Vicente promove campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

Ato acontecerá no dia 20 deste mês na Praça Barão do Rio Branco, no Centro

18 MAI 2015 • POR • 11h34

Com objetivo de mobilizar e convocar a sociedade a participar do enfrentamento e prevenção à violência sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria de Assistência Social (Seas) de São Vicente promoverá, na próxima quarta-feira (20), das 9 às 17h, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituído no dia de hoje (18/05).

O evento acontecerá na Praça Barão do Rio Branco, no Centro, e nos semáforos dos cruzamentos das Ruas Martim Afonso com Frei Gaspar e das Ruas Martim Afonso com Jacob Emmerich.

Leia Também

Imagem de Iemanjá ainda aguarda espaço em São Vicente

Projetos de Poupatempo não vão além de promessas na Baixada Santista

Em meio ao caos social, comerciantes fecham as portas em São Vicente

Municípios da Região podem enviar projetos para ciclovias

Atraso na produtividade irrita médicos de São Vicente

Serão distribuídos aproximadamente dois mil materiais ilustrativos, revistas e folders. Uma faixa irá alertar os motoristas sobre a iniciativa. Segundo Adriana Borges, diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade da Seas, a intenção é chamar atenção para o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, sensibilizar a sociedade e profissionais da rede e divulgar o serviço do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS Criança e Adolescente. O local realiza atendimento especializado, de orientação e apoio sociofamiliar e jurídico as crianças e adolescentes e suas famílias, em situação de abuso ou exploração sexual, entre outras violações.

A violência sexual é uma violação dos direitos humanos. Denúncias devem ser feitas pelo Disque 100 – Disque Denúncia Nacional da Secretaria dos Direitos Humanos, Disque 181 – Disque Denúncia do Estado de São Paulo, Conselho Tutelar da sua Cidade (São Vicente - Conselho Tutelar da Área insular - 35468-9366 e da Área Continental - 3576-4577 e 3576-2176 e Delegacia Especializada de Defesa da Mulher. As denúncias podem ser anônimas.

Data - A data de 18 de maio de 1973 marcou o País com o brutal assassinato da menina Araceli Cabrera Sanches, de oito anos, no Espírito Santo. O crime ficou impune e para que casos como esse não se repitam e mobilizar a sociedade sobre o assunto, foi instituído o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.