Acordo nuclear com o Irã pode servir de lição para a Coreia do Norte, diz Kerry

O representante dos Estados Unidos disse também que isso mostra que abandonar armas nucleares resulta em fim do isolamento e em melhora da economia para estes países

16 MAI 2015 • POR • 12h19

O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, afirmou que o sucesso do acordo nuclear com o Irã é serve de mensagem positiva para que a Coreia do Norte retome negociações a respeito do seu programa nuclear.

Em coletiva de imprensa com o ministro de Relações Exteriores da China, Wang Yi, o representante dos Estados Unidos disse também que isso mostra que abandonar armas nucleares resulta em fim do isolamento e em melhora da economia para estes países. No entanto, Kerry ressaltou que não sabe se a mensagem será "internalizada" pelos líderes da Coreia do Norte.

Leia Também

Municípios da Região podem enviar projetos para ciclovias

Atraso na produtividade irrita médicos de São Vicente

Obra do Senai depende da Prefeitura

Haddad vai cobrar moradores por construção de calçada

Tsarnaev é sentenciado à morte por atentado na Maratona de Boston

Três candidatos eleitorais são assassinados no México

"Sua economia pode melhorar, seu país pode melhorar e você pode ficar em boas condições com o resto da comunidade global", afirmou o secretário de Estado, referindo-se ao fim do emprego militar para as tecnologias nucleares, ressaltando que ainda é possível manter programas para o seu uso pacífico.

Diplomatas pretendem negociar um acordo nuclear com o Irã até o fim de junho, de modo a restringir a possibilidade de o país desenvolver armamentos, em troca de redução das sanções internacionais que afetam sua economia. A Coreia do Norte, no entanto, encerrou suas negociações há três anos e segue realizando testes atômicos. Acredita-se que o país tenha construído ao menos dez bombas nucleares, com capacidade para expandir esse número para 100 até 2020.

Kerry viaja para a Coreia do Sul no domingo, e espera-se que a Coreia do Norte seja um dos principais temas de discussão entre o norte-americano e representantes do país.