Venda de PCs no Brasil cai 20% no 1º trimestre, diz o IDC

No primeiro trimestre foram comercializados 1,964 milhão de notebooks e desktops, contra 2,4 milhões de unidades no mesmo intervalo do ano passado

14 MAI 2015 • POR • 18h12

As vendas de computadores recuaram 20% de janeiro a março deste ano no Brasil. No primeiro trimestre foram comercializados 1,964 milhão de notebooks e desktops, contra 2,4 milhões de unidades no mesmo intervalo do ano passado. Do total, 32% foram vendidos no mercado corporativo e 68% para o consumidor final. Os dados são da consultoria IDC Brasil. Levantamento sobre 2014 já havia apontado retração de 26% na comparação com 2013, com 10,3 milhões de computadores comercializados.

Ainda segundo o estudo IDC Brazil PCs Tracker Q1, do total de equipamentos vendidos no primeiro trimestre de 2015, 804 mil foram desktops, 21% menos que em igual período de 2014; e 1,16 milhão de notebooks, 19% abaixo na mesma comparação.

Leia Também

Candidatos do Enem terão de pagar mais por taxa de inscrição

GM deve colocar mais 900 funcionários em lay-off em São Caetano do Sul

Estado do Rio tem 30,7% de cobertura original da Mata Atlântica

Justiça manda universidade indenizar aluna chamada de 'chata, baixinha'

Postos de saúde em São Paulo deverão ter geriatras na equipe médica

Essa retração contrariou as expectativas da IDC Brasil, que esperava um número maior de vendas no período. "Esse começo de ano foi muito turbulento e isso impactou diversos setores da economia. Os escândalos de corrupção, a diminuição do crédito e a alta do dólar esfriaram o mercado e foram determinantes para este resultado", afirma o analista de pesquisas da IDC Brasil, Pedro Hagge, em nota. Entre os motivos para a redução nas vendas a consultoria aponta ainda queda na confiança da indústria e do consumidor, reajuste de cerca de 15% a 20% nos preços dos computadores e opção por outros dispositivos, como smartphones, na hora da compra.