Postos de saúde em São Paulo deverão ter geriatras na equipe médica

O projeto de Lei apresentado em 2013 pelos vereadores Ricardo Nunes e Rubens Calvo, ambos do PMDB, foi aprovado em segunda votação pela Câmara Municipal

Comentar
Compartilhar
13 MAI 201519h25

Foi aprovado nesta terça-feira, 12 de maio, um projeto de Lei que obriga os postos de saúde e ambulatórios do município de São Paulo a disponibilizar um geriatra em sua equipe médica para atender a população. O projeto de Lei apresentado em 2013 pelos vereadores Ricardo Nunes e Rubens Calvo, ambos do PMDB, foi aprovado em segunda votação pela Câmara Municipal e agora segue para sanção do prefeito Fernando Haddad.

"Precisamos desenvolver políticas públicas específicas de atenção aos idosos, já que as estatísticas nos mostram que a população acima dos 60 anos passou de 9,32% no ano 2000 para 11,89% em 2012, de acordo com o Censo do IBGE e isso requer também os cuidados do serviço público de saúde que deve estar preparado para atender a essa demanda", explica o vereador Ricardo Nunes.

Os postos de saúde em São Paulo deverão ter geriatras na equipe médica (Foto: Divulgação)

Benefícios para a população da terceira idade

Com a presença de médicos geriatras nos postos de saúde, o diagnóstico de doenças comuns da terceira idade tende a ser mais preciso. De acordo com o Ministério de Saúde, doenças como infarto, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, câncer, pneumonia, enfizema pulmonar, artrite, osteoporose, diabetes e outros males representam o grupo de doenças mais comuns entre os idosos.

"A população que está na terceira idade assim como a expectativa de vida crescem a cada ano e as políticas públicas devem acompanhar essa mudança no perfil demográfico, com uma ação preventiva em saúde que começa nos postos e unidades básicas", finaliza o vereador Ricardo Nunes.

A nova lei vale para as redes de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Postos de Saúde e Centros de Saúde localizados na capital paulista, atualmente distribuídos em pouco mais de 330 unidades nas quatro regiões de toda a cidade.