X

Cotidiano

Postos de saúde em São Paulo deverão ter geriatras na equipe médica

O projeto de Lei apresentado em 2013 pelos vereadores Ricardo Nunes e Rubens Calvo, ambos do PMDB, foi aprovado em segunda votação pela Câmara Municipal

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 13/05/2015 às 19:25

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

Foi aprovado nesta terça-feira, 12 de maio, um projeto de Lei que obriga os postos de saúde e ambulatórios do município de São Paulo a disponibilizar um geriatra em sua equipe médica para atender a população. O projeto de Lei apresentado em 2013 pelos vereadores Ricardo Nunes e Rubens Calvo, ambos do PMDB, foi aprovado em segunda votação pela Câmara Municipal e agora segue para sanção do prefeito Fernando Haddad.

"Precisamos desenvolver políticas públicas específicas de atenção aos idosos, já que as estatísticas nos mostram que a população acima dos 60 anos passou de 9,32% no ano 2000 para 11,89% em 2012, de acordo com o Censo do IBGE e isso requer também os cuidados do serviço público de saúde que deve estar preparado para atender a essa demanda", explica o vereador Ricardo Nunes.

Os postos de saúde em São Paulo deverão ter geriatras na equipe médica (Foto: Divulgação)

Benefícios para a população da terceira idade

Com a presença de médicos geriatras nos postos de saúde, o diagnóstico de doenças comuns da terceira idade tende a ser mais preciso. De acordo com o Ministério de Saúde, doenças como infarto, insuficiência cardíaca, acidente vascular cerebral, câncer, pneumonia, enfizema pulmonar, artrite, osteoporose, diabetes e outros males representam o grupo de doenças mais comuns entre os idosos.

"A população que está na terceira idade assim como a expectativa de vida crescem a cada ano e as políticas públicas devem acompanhar essa mudança no perfil demográfico, com uma ação preventiva em saúde que começa nos postos e unidades básicas", finaliza o vereador Ricardo Nunes.

A nova lei vale para as redes de Unidades Básicas de Saúde (UBS), Postos de Saúde e Centros de Saúde localizados na capital paulista, atualmente distribuídos em pouco mais de 330 unidades nas quatro regiões de toda a cidade.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Santos

Campanha de busca ativa da Tuberculose vai até esta sexta (26), em Santos

Em 2024, Santos contabilizou 116 novos casos de tuberculose. No ano passado, foram registrados 490 casos

Santos

Servidores de Santos terão encontro sobre saúde e bem-estar

Inscrições seguem abertas até o dia anterior ao evento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter