Dono de 25 prêmios Grammy, Stevie Wonder comemora os seus 65 anos

O tempo passou e 25 prêmios Grammy depois, o consagrado Stevie Wonder, conhecido pelo mundo como cantor, compositor e ativista de causas humanitárias, sociais e direitos civis

13 MAI 2015 • POR • 15h04

Aos 13 anos, Stevland Hardaway Morris já fazia sucesso com a música Fingertips (Pt. 2), um single de 1963 no qual ele cantava e tocava gaita e bongô. Um jovem Marvin Gaye comandava a bateria no grupo que acompanhava o garoto Little Stevie Wonder.

O tempo passou e 25 prêmios Grammy depois, o consagrado Stevie Wonder, conhecido pelo mundo como cantor, compositor e ativista de causas humanitárias, sociais e direitos civis, comemora nesta quarta, 13 de maio, seus 65 anos.

Leia Também

Faith No More lança disco depois de 18 anos

Clássico 'Indiana Jones' deve ganhar nova sequência

Gene Simmons, do Kiss, vai autografar livro em São Paulo

Testamento de Robin Williams restringe uso de sua imagem até 2039

Paul McCartney afirma que compõe suas músicas no banheiro

Nascido em Saginaw, Michigan, Stevie ficou cego após complicações de um tratamento médico-hospitalar (oxigenoterapia) realizado logo após seu nascimento prematuro.

Seu engajamento político já marcava o disco Innervisions, de 1973, e o artista foi considerado o mais influente músico negro dos anos 1970. Nessa linha, em 1974, o álbum 'Fulfillingness First Finale' brilhou nas paradas pop com a faixa You Haven't Done Nothin, um protesto contra o então presidente Richard Nixon que renunciou no mesmo ano por causa do escândalo Watergate.

Também apoiou, durante sua campanha à presidência, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que, em 24 de novembro de 2014 entregou ao cantor e compositor a Medalha da Liberdade, a mais alta distinção civil dos EUA.

Na carreira, o sucesso surgiu cedo para Stevie Wonder e perdura até hoje, como comprovam os seus muitos clássicos: Isn't She Lovely, I Just Called To Say I Love You, You Are The Sunshine of My Life, For Once in My Life, Overjoyed, Superstition, The Woman in Red, entre tantos outros.

No Brasil, o multi-instrumentista Stevie Wonder se apresentou, em 29 de setembro de 2011, para mais de 100 mil pessoas, no Rock in Rio 4, no Rio. Na cidade, o astro esteve também em 2012, para vários show, entre eles o de Natal, na Praia de Copacabana, ao lado de Gilberto Gil, amigo de longa data.