Justiça condena TAM a pagar R$ 1 milhão por atrasos e cancelamentos de voos

Com a sentença, os passageiros ainda receberão pelos danos materiais causados pelos atrasos. Cabe recurso contra a decisão

29 ABR 2015 • POR • 19h10

A Justiça Federal do Distrito Federal condenou a companhia aérea TAM a pagar R$ 1 milhão em indenizações por danos morais a cerca de 80 mil passageiros prejudicados, em novembro de 2010, por atrasos e cancelamentos de voos. Com a sentença, os passageiros ainda receberão pelos danos materiais causados pelos atrasos. Cabe recurso contra a decisão.

Uma ação civil do  Ministério Público Federal (MPF) motivou a indenização. De acordo com a ação, nos dias 28,29 e 30 de novembro de 2010 a TAM registrou 266 cancelamentos de voos e 200 atrasos. Na época, a companhia alegou que os transtornos foram causados por condições meteorológicas. A empresa afirmou ainda  que prestou assistência aos passageiros.

Leia Também

Professores interditam rodovias em protestos no interior de São Paulo

Cerca de 4 milhões de contribuintes ainda não declararam o IRPF de 2015

Grupo espalha cartazes contra redução da maioridade penal no País

Governo pretende lançar leilão do Banda Larga para Todos em 2016

USP fica entre as 100 melhores do mundo em 29 de 36 áreas

Na decisão, o juiz Renato Coello Borelli, substituto da 20ª Vara Federal, disse que a TAM não apresentou comprovantes do pagamento de despesas com alimentação, hospedagem e demais auxílios prestados aos passageiros.

"A obrigação de prestar assistência deve ser observada com mais atenção em situações adversas, já que, nesses momentos, os consumidores ficam ainda mais vulneráveis", concluiu o juiz.

Em nota, a TAM disse que vai se manifestar nos autos do processo.