Cotidiano

Grupo espalha cartazes contra redução da maioridade penal no País

Ao todo, os ativistas divulgaram que 400 praças em todo o Brasil estavam inscritas na noite de terça-feira, 28, para receber a mobilização

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 29/04/2015 às 14:30

Compartilhe:

Praças de todo o País amanheceram com faixas, cartazes e folhetos contra a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos nesta quarta-feira, 29. A ação foi convocada pelas redes sociais na página do grupo "Amanhecer contra a redução" no Facebook. Ao todo, os ativistas divulgaram que 400 praças em todo o Brasil estavam inscritas na noite de terça-feira, 28, para receber a mobilização.

"Vamos amanhecer dizendo que acreditamos na garantia de direitos da juventude. Na educação, cultura, saúde, no direito à cidade e à vida", escreve o grupo, que surgiu entre jovens do Rio de Janeiro, em uma das postagens de convocação para o ato no Facebook. Os materiais foram colocados nos logradouros públicos durante a noite de terça-feira e a madrugada de quarta-feira.

No Rio, pontos turísticos como os Arcos da Lapa, no centro, tinham faixas contra a redução no início da manhã. O Largo do Machado e a Praça São Salvador, na zona sul, também foram incluídas no ato, assim como uma das passarelas da Avenida Brasil, importante via expressa do Rio.

O ato mobilizou manifestantes em outras capitais. Em Brasília, ativistas colocaram um cartaz com pipas, símbolos da infância, em frente ao Congresso Nacional. O ato aconteceu ainda em locais públicos de Curitiba e Belo Horizonte, segundo fotos divulgadas pela página do "Amanhecer contra a redução".

Nesta quarta-feira, está previsto ainda um Twitaço (ação de mobilização no Twitter) no início desta tarde. O alvo dos atos é a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 171, que tramita no Congresso e reduziria a idade mínima de ingresso no sistema penitenciário de 18 para 16 anos.

A proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, por 42 votos a 17. O texto passará por uma comissão especial que vai discutir o tema por até 40 sessões antes que ele seja apreciado pelo plenário da casa.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Diário Mais

Há quase 100 anos, 'Crime da Mala' chocava o litoral de SP e repercutia mundo afora

O assassinato brutal de Maria Féa, em Santos, aconteceu em 28 de outubro de 1928

Diário Mais

Bar do Torto completaria 40 anos no litoral de SP

Localizada no Canal 4, em Santos, a antiga casa noturna encerrou as atividades após três décadas de funcionamento

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter