Nível de água no Cantareira fica estável pelo quinto dia consecutivo

A região do Cantareira registrou precipitação acumulada de 44,3 milímetros desde o início do ano, menos da metade da média histórica de 89,8 milímetros para o mês

25 ABR 2015 • POR • 11h39

O nível de água armazenada no Sistema Cantareira ficou estável pelo quinto dia consecutivo, em plena época de chuvas na região Sudeste. Desde o dia 21 de janeiro o indicador permanece em 20 1%, segundo dados divulgados nesta manhã pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Já são 83 dias desde a última queda no volume de água armazenada.

Até o momento este é o número atualizado pela Sabesp em relação ao Cantareira desde ontem. A companhia ainda não publicou dados referentes ao volume negativo (considerando que o sistema opera apenas com o chamado volume morto) de água, conforme havia sido determinado pela Justiça Federal. A companhia também não divulgou um terceiro padrão de medição, o qual leva em consideração o volume útil acrescido do volume de reserva técnica.

Leia Também

Justiça proíbe Uniesp de barrar alunos com pendências no Fies em provas

Alesp aprova lei contra venda de aparelho que desbloqueia Imei

CPI deve ouvir presos da Lava Jato na primeira quinzena de maio

Defesa Civil calcula em mais de R$ 100 milhões prejuízos de Xanxerê com tornado

Operações de crédito crescem 1,2% em março, informa BC

Em sua página eletrônica, a Sabesp informa que a atualização de tais dados ocorre entre 9h e 10h. Os dados divulgados para esses dois padrões de medição, contudo, ainda são referentes ao dia 24 de abril. Ontem, o nível de água armazenada do Cantareira era de -9,2% e 15,5%, respectivamente.

O único dado divulgado nesta manhã mostra que o nível do Cantareira permaneceu estável em um dia em que não houve chuva no manancial. O conceito no qual o nível de armazenagem permanece em 20,1% leva em consideração a divisão do volume armazenado pelo volume útil, desconsiderando o volume morto incorporado ao sistema desde o ano passado.

A região do Cantareira registrou precipitação acumulada de 44,3 milímetros desde o início do ano, menos da metade da média histórica de 89,8 milímetros para o mês.

Outros mananciais

Assim como o Cantareira, outros três sistemas também apresentaram estabilidade entre ontem e hoje. É o caso dos sistemas Alto Tietê (22,4%), Guarapiranga (82,6%) e Rio Claro (46,7%).

Os sistemas Alto Cotia e Rio Grande, por outro lado, apresentaram retração. O nível de água armazenada no Alto Cotia caiu de 65,9% para 65,7% entre ontem e hoje. No caso do sistema Rio Grande, a queda também foi de 0,2 pontos porcentuais, de 96% para 95,8%. Ambos os sistemas não registram chuva nas últimas 24 horas.