Advogados podem usar Whatsapp para acompanhar processos na Justiça Federal em SP

Pelo aplicativo é possível, por exemplo, agendar visitas para consultas dos autos e audiências com o juiz, retirar certidões e alvarás, enviar lembretes de audiências, dentre outros

24 ABR 2015 • POR • 14h42

A 7ª Vara da Justiça Federal em São Paulo oficializou a utilização do aplicativo de mensagens Whatsapp para que os envolvidos em processos, advogados, procuradores até testemunhas possam enviar informações e documentos relativos aos processos.

"Queremos com isso dar continuidade às inovações trazidas pelo 'Processo Cidadão', quando implantamos um novo modelo de práticas cartorárias", diz o juiz federal Ali Mazloum, titular da Vara. O chamado "Processo Cidadão" busca otimizar a tramitação dos processos e começou a ser implementado em 2010. O uso do aplicativo de mensagens foi formalizado no último dia 15.

Leia Também

Caminhoneiros mantêm protestos em 11 rodovias de cinco estados

Indonésia pode executar traficantes, incluindo brasileiro, nos próximos dias

Itália autoriza extradição de Pizzolato para o Brasil, confirma advogado

Receita amplia isenção de IPI a veículo de taxistas e de pessoas com deficiência

Campanha Nacional de Vacinação contra gripe começa dia 4 de maio

Cheia no Amazonas deixa 17 cidades em situação de emergência

Pelo WhatsApp é possível, por exemplo, agendar visitas para consultas dos autos e audiências com o juiz, retirar certidões e alvarás, enviar lembretes de audiências, dentre outros. A Secretaria da Vara disponibiliza um aparelho celular apenas para receber o material pelo aplicativo e é a responsável por cadastrar os advogados e demais usuários que tiverem interesse em adotar esse novo mecanismo de comunicação na Justiça Federa.

"Com a adoção dessas práticas procuramos desburocratizar procedimentos e simplificar os ritos, sempre dentro das regras legais vigentes, de modo a reduzir o estoque de processos, facilitando a atuação de todos os usuários dos serviços da Justiça", ressalta Ali Mazloum.