Praia Grande reinicia Programa Praia Acessível

A iniciativa oferece equipamentos (cadeiras anfíbias e esteiras adaptadas) para auxiliar as pessoas com deficiência na praia e no banho de mar com segurança

31 MAR 2015 • POR • 12h36

Nesta sexta-feira (3), a partir das 9 horas (e até as 17 horas), no Quiosque da Praia do Bairro Guilhermina (Avenida Presidente Castelo Branco esquina com a Rua Leblon, em frente ao número 1.898), a Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) de Praia Grande reinicia as atividades do Programa Praia Acessível, iniciativa que oferece equipamentos (cadeiras anfíbias e esteiras adaptadas) para auxiliar as pessoas com deficiência na praia e no banho de mar com segurança.

As atividades serão oferecidas gratuitamente aos munícipes e turistas todos os sábados, domingos e feriados. Lançado em 2010, o Programa tem parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência. Há apoio das Secretarias de Saúde Pública (Sesap), Serviços Urbanos (Sesurb) e de Governo (SEG); Sub-Secretaria de Ação e Cidadania, Guarda Civil Municipal (GCM) e Corpo de Bombeiros.

Leia Também

Ecovias espera até 340 mil veículos em direção ao Litoral Paulista na Páscoa

Guardas Municipais de Praia Grande se reúnem com secretário de Segurança do Estado

Produtos de páscoa tem diferenças de até 53,63% na Baixada Santista

Prefeitura de Praia Grande convoca candidatos a estágio remunerado

Atenção para o funcionamento do Poupatempo na Semana Santa

“Vamos contar também com auxílio de entidades do terceiro setor voltadas a acessibilidade e aos direitos do deficiente”, informou o secretário executivo da SEEL Sérgio Pontes. “Epas, ADPG, APAE, INGEDERF e Ação em Combate a Neuropatologias são grupos que se colocaram à disposição do poder público para ajudar com voluntários e atividades”.

Dados

No Quiosque do Bairro Guilhermina, há rampa de acesso à praia e a SEEL manterá um professor, um auxiliar de enfermagem e um estagiário administrativo (para ajudar no preenchimento de ficha cadastral) no local. As atividades ocorrem com sol ou chuva fraca. A Secretaria Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência foi responsável pela compra de 10 cadeiras feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia, e também não afundam na água.

Na primeira fase do Programa (realizada de 06 de janeiro a 18 de fevereiro), participaram 87 pessoas (algumas mais de uma vez, totalizando 139 atendimentos). Dessas, 39 eram mulheres e 48 homens. No total, 43 são moradores da Cidade e 44 visitantes. A maioria é portadora de deficiência motora (46).