Guardas Municipais de Praia Grande se reúnem com secretário de Segurança do Estado

De acordo com o comandante Marco Alves dos Santos, a ideia da reunião surgiu diante do interesse do secretário em conhecer mais o trabalho das Guardas Civis

Comentar
Compartilhar
30 MAR 201516h49

Representantes das Guardas Civis Municipais de sete regiões do Estado de São Paulo estiveram reunidos na última quinta-feira (26) com o secretário de Segurança Pública do Estado, Alexandre de Moraes, para apresentar o panorama atual das corporações. A Baixada Santista foi representada pelo comandante da GCM de Praia Grande, Marco Alves dos Santos, que vai agora repassar as informações aos representantes das Guardas das cidades da região.

A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e contou com comandantes das seguintes regiões: Sorocaba, Ribeirão Preto, Baixada Santista, São José dos Campos, Campinas, ABCD e Grande São Paulo. 

De acordo com o comandante Marco Alves dos Santos, a ideia da reunião surgiu diante do interesse do secretário em conhecer mais o trabalho das Guardas Civis. “Só no estado de São Paulo são cerca de 40 mil guardas civis municipais e ele reconheceu a importância das corporações no contexto da segurança pública na atualidade. É importante que façamos parte do planejamento da segurança”.

O objetivo do grupo é criar uma agenda composta por interesses comuns às Guardas Municipais e à Secretaria de Segurança. Nesta primeira reunião, os representantes levaram o Projeto de Lei 753/2013, que trata da integração e desenvolvimento das Guardas Municipais, para discutir com o secretário. “Queremos buscar uma participação maior do Estado nessa integração e esse foi um importante passo para isso”.

O comandante pretende agora marcar uma reunião com os representantes das Guardas Municipais das cidades da região da Baixada Santista para repassar as informações e definir os tópicos a serem discutidos nos próximos encontros com o secretário. Ainda não há uma data marcada para a reunião.