Dia Internacional da Mulher: como manter a saúde em todas as fases da vida

Dividir o tempo para conciliar estudos, diversão e atividade profissional é fundamental para ter uma vida equilibrada

4 MAR 2015 • POR • 11h48

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, a marca Supradyn® Ativa aponta os cuidados que as mulheres devem manter com a saúde do corpo ao longo da vida em todas as idades.

Aos 20 anos

Leia Também

Profissionais brasileiros ocupam 92% das vagas do Mais Médicos

Previna dores nas costas mudando alguns hábitos do cotidiano

Prevenção da osteoporose deve começar na infância, recomenda ortopedista

OMS quer melhoria no ambiente alimentar para combate à obesidade

A mochila pode ser uma super vilã para a coluna das crianças

Dividir o tempo para conciliar estudos, diversão e atividade profissional é fundamental. É nessa etapa que a mulher deve iniciar um acompanhamento médico regular, com um ginecologista de confiança ou clínico geral. Outro ponto importante é que geralmente o organismo responde mais rapidamente a dietas e exercícios, ou seja, é uma boa hora para perder peso, entrar em forma, definir a musculatura, praticar atividade física com regularidade e manter uma alimentação saudável. Os hábitos iniciados nessa fase norteiam a saúde pelo resto da vida.

Aos 30 anos

Nessa faixa de idade, a mulher precisa de muita disposição e de alternativas para descarregar as tensões diárias. Manter uma rotina de exercícios ajuda nesse sentido e evita doenças, como diabetes e pressão alta. Se não começou aos 20, é a partir dos 30 anos que a mulher deve começar a medir com mais frequência seus níveis de colesterol, triglicerídeos, hormônios e glicose. A época também é ideal para começar a prevenir a osteoporose, com alimentação adequada e prática de exercícios físicos que ajudam na síntese de vitamina D, responsável pela fixação do cálcio nos ossos.

Aos 40 anos

É nessa etapa da vida que as mulheres podem sentir os primeiros efeitos do climatério, período em que ocorre a transição do período reprodutivo ou fértil para o não reprodutivo, devido à diminuição dos hormônios sexuais produzidos pelos ovários. Nessa fase, o envelhecimento se anuncia com mais nitidez. É importante manter o peso saudável para reduzir chances de diabetes e doenças cardiovasculares e redobrar os cuidados com os ossos, ingerindo alimentos ricos em cálcio e ferro, para prevenir, respectivamente, a osteoporose e a anemia.

Aos 50 anos

Nessa faixa etária, a mulher deve investir numa dieta saudável, com pouca gordura saturada e pouca carne vermelha, com preferência à carne branca e ao peixe. Além isso, é importante manter o consumo regular de alimentos ricos em fibras, ferro e cálcio. É importante também ingerir água diariamente.

Acima dos 60 anos

Os exercícios físicos são indispensáveis para a manutenção da capacidade motora, cardiovascular e respiratória em qualquer idade, e agora também para manter a musculatura ativa e a flexibilidade. Além disso, beber muita água ajuda a manter o corpo hidratado. É recomendado consumir alimentos ricos em cálcio, desnatados e menos gordurosos. Se já passou dos 65, é indicada a vacinação anual contra a gripe e, conforme prescrição médica, contra a pneumonia.

Os cuidados são semelhantes para homens e mulheres no que diz respeito a não fumar, ingerir bebidas alcoólicas com moderação, praticar regularmente atividade física e ter uma alimentação mais equilibrada. É recomendado realizar avaliações médicas periódicas para controle das taxas de colesterol, triglicérides, glicemia e eventual realização de exames mais específicos, como ecocardiograma (ultrassom do coração) e um teste ergométrico (também conhecido como teste de esforço ou teste de esteira).