Estreia de Pato repercute entre indianos, australianos e noruegueses

Não foi apenas a rede do Pacaembu que balançou com o gol marcado por Pato, na internet até indianos curtiram a estreia do atacante no Paulistão.

8 FEV 2013 • POR • 14h56

A rede do Pacaembu não foi a única que balançou com o gol marcado por Alexandre Pato, aos 28 minutos do segundo tempo da vitória por 5 a 0 sobre o Oeste. Na internet, até indianos, australianos e noruegueses curtiram e repercutiram a estreia do atacante no Campeonato Paulista. Foi o que constatou uma pesquisa feita pela Social Figures, empresa especializada em monitoramento de redes sociais que presta serviços para o Corinthians.

A pedido da Gazeta Esportiva.net, a Social Figures acionou o analista Ricardo Freitas para elaborar um estudo sobre a repercussão virtual da primeira partida de Pato pelo Corinthians. Entre os dias 1º e 5 de fevereiro, a atuação do atacante contra o Oeste foi o principal tema de pelo menos 11.205 publicações de redes sociais como Twitter (9.519), Facebook (978), blogs (445), entre outras (263). Ele recebeu elogios de 51% desses internautas e críticas de apenas 13%, enquanto 36% deles se mantiveram neutros – a pesquisa em relação ao sentimento do público tem margem de erro de 8%.

Leia Também

Pato já empolga, mas fisioterapeuta prevê “muito chão pela frente”

Pato valoriza a própria luta e diz que "dá para melhorar"

Pato estreia como titular, e Timão tenta manter embalo em Ribeirão

“O resultado é bem alto. Precisamos lembrar que fizemos um estudo direcionado para um só jogador. Se fosse algo generalizado sobre o Corinthians, os números seriam impressionantemente maiores”, comentou Thiago Contri, um dos fundadores da Social Figures, sem deixar se influenciar pelo coração palmeirense ao fazer uma comparação. “Foi a estreia do Pato, uma estrela de Seleção Brasileira, e pelo Corinthians. Ainda assim, ele entrou só no finalzinho de um jogo que não valia muita coisa. Estou chutando, mas acho que, se fosse o Barcos pelo Palmeiras, não chegaríamos aos 2.000 comentários. Só que tudo depende das circunstâncias da partida.”

Das 11.205 citações que Pato ganhou em cinco dias nas redes sociais, menos da metade delas partiu do Brasil (5.267). O segundo país que mais falou sobre o atacante foi os Estados Unidos (577), muito em função da grande quantidade de imigrantes brasileiros. A Itália (74), onde o jogador ganhou destaque pelo Milan, apareceu na terceira colocação da análise, pouco à frente de Portugal (69). Completaram a lista das dez 'nações corintianas' onde o estreante mais foi comentado: Reino Unido (52), Espanha (48), Índia (42), França (28), Austrália (26) e Noruega (25).

Fazendo jus à letra de seu hino, “o clube mais brasileiro” foi lembrado em todos os Estados do País de acordo com a análise da Social Figures. São Paulo concentrou 1.701 comentários sobre Pato no Corinthians, bem distante do Rio Grande do Sul (274), onde o atleta costumava comemorar seus gols pelo Internacional. Paulistas e gaúchos foram seguidos por torcedores de Rio de Janeiro (253), Paraná (187), Minas Gerais (170), Santa Catarina (134), Rio Grande do Norte (68), Bahia (64), Pará (60) e Pernambuco (56) nas dez primeiras posições do ranking.

Embora Alexandre Pato seja bastante conhecido pelo público feminino, mais ainda depois de trabalhar como modelo na Itália e de assumir relacionamento com Barbara Berlusconi (filha do ex-primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi), os homens são os maiores fãs do atleta. Os comentários na internet sobre a sua estreia foram predominantemente masculinos (67%), conforme é comum em estudos associados ao futebol.

A Social Figures ainda não sabe se encaminhará os resultados da análise encomendada pela GE.net ao Corinthians. Certamente, Alexandre Pato será o tópico de outras pesquisas da empresa. “Estou para marcar uma reunião no clube para definir qual será o foco para este ano. A minha suspeita é de que será mais para o lado do Pato, para saber o que a torcida está achando dele, se foi muito dinheiro por um jogador, se dá para lidar com o histórico de lesões”, comentou Thiago Contri. No ano passado, entre outros, ele coordenou diagnóstico que ajudou a decretar a demissão do centroavante Adriano e um para avaliar a aceitação da torcida ao atacante chinês Chen Zizao.