Governo grego diz que reunião do Eurogrupo mostrará quem defende o fim da crise

O comunicado foi emitido após o Ministério das Finanças da Alemanha se manifestar contra o pedido de extensão de crédito feito na manhã de hoje pela Grécia

19 FEV 2015 • POR • 18h47

O governo da Grécia afirmou hoje (19) que a reunião do Eurogrupo, que ocorrerá amanhã (20), mostrará os países que defendem e os que não defendem uma solução para a crise grega.

O comunicado foi emitido após o Ministério das Finanças da Alemanha se manifestar contra o pedido de extensão de crédito feito na manhã de hoje pela Grécia aos parceiros europeus.

Leia Também

MEC libera R$ 119 mi para regularizar pagamentos do Pronatec

Dois fortes ciclones se aproximam do norte da Austrália

Vaticano recebe católicos gays em audiência com Francisco

Irã marca eleições legislativas para fevereiro de 2016

MP suíço faz buscas no HSBC para investigar lavagem de dinheiro

"O Eurogrupo de amanhã tem duas opções: aceitar ou rejeitar o pedido grego. Isso mostrará quem quer uma solução e quem não quer", afirmou o governo grego. De acordo com o Ministério das Finanças alemão, o pedido grego não representa uma “solução substancial” para o problema.

A Grécia pediu a extensão do acordo por seis meses. Também se comprometeu a aceitar supervisão da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu (BCE) e do Fundo Monetário Internacional (FMI), não mais se referindo ao trio como “troika”.

Durante a campanha do novo governo grego, o grupo chegou a ser avaliado como uma das principais causas do agravamento da crise financeira no país. Com o pedido de hoje, a Grécia também prometeu adotar novas medidas para recuperação econômica e estabilidade financeira.

A reunião de amanhã dos ministros das Finanças do Eurogrupo será a terceira em dez dias. Um grupo de altos funcionários dos governos da zona do euro trabalha hoje na avaliação do pedido grego e preparação do encontro.

Desde 2010, quando está sob assistência financeira, a Grécia recebeu dois empréstimos dos parceiros europeus e do FMI, totalizando 240 mil milhões de euros. A condição para receber o montante era o comprometimento com a adoção de medidas de austeridade, bandeira contra a qual o partido do atual primeiro-ministro, Alexis Tsipras, lutou durante o período eleitoral.