Obama publica diretrizes para uso de drones por agências federais

Segundo o documento as normas foram editadas para proteger a privacidade dos cidadãos do país e as liberdades civis

15 FEV 2015 • POR • 16h23

O governo do presidente norte-americano Barack Obama publicou neste domingo uma série de regras para o uso de aeronaves não tripuladas em território dos Estados Unidos. Segundo o documento as normas foram editadas para proteger a privacidade dos cidadãos do país e as liberdades civis.

O memorando de Obama impõe limites para como as agências federais podem usar os chamados drones dentro dos EUA, e inclui a exigência de que implementem políticas para garantir o direito à privacidade. Na maioria dos casos, o texto coloca um limite de 180 dias para a retenção das informações coletadas pelas máquinas voadoras.

Leia Também

Papa pede que cardeais estendam a mão aos marginalizados

Ministro de Relações Exteriores alemão pede compromisso com trégua na Ucrânia

Autoridades dinamarquesas mantêm estado de alerta após atentados

Após tiroteio em Copenhague, Netanyahu pede imigração massiva de judeus a Israel

Forças ucranianas e separatistas alegam violações a cessar-fogo

O presidente também exigiu que o Departamento de Comércio convoque uma reunião de acionistas nos próximos 90 dias para desenvolver diretrizes para "questões de privacidade, responsabilidade e transparência em relação ao uso comercial e privado de drones".

A ordem executiva do governo deve ser seguida em breve pelas amplamente esperadas normas da Administração Federal de Aviação (FAA, na sigla em inglês) para o uso de drones comerciais nos Estados Unidos. A FAA já afirmou que planeja publicar as regras neste domingo.