Alvo de racismo, Dani Alves lamenta atitude de torcedores do Real

Quando tocava na bola, o lateral direito do Barça ouvia os torcedores do Real imitarem macacos.

31 JAN 2013 • POR • 00h32

Durante o empate em 1 a 1 entre Real Madrid e Barcelona, nesta quarta-feira, no Santiago Bernabéu, Daniel Alves foi foco de atos racistas vindos das arquibancadas. Quando tocava na bola, o lateral direito do Barça ouvia os torcedores do Real imitarem macacos, em referência pejorativa à cor de pele do baiano, afirmam os periódico Sport e Mundo Deportivo, ambos da Catalunha.

Por sua conta no Twitter, o jogador da Seleção Brasileira reprovou a atitude da torcida, mas se mostrou superior ao fato. “Grande trabalho do meu time. Lástima o resultado e mais lástima ainda os racistas que existem em alguns lugares. Mas sou feliz como sou, obrigado”, escreveu Dani Alves.

Leia Também

Barcelona sai na frente, mas Real Madrid empata e impede crise

Já na Itália, Balotelli revela intenção de “crescer junto” com Milan

Rafael Nadal também jogará duplas no Brasil Open 2013

Dirigente do Anzhi nega interesse em Kaká: "Fica no Real ou Milan"

Justiça alemã rejeita recurso e Breno cumprirá pena até o fim

A imprensa de Barcelona também menciona ofensas ao craque argentino Lionel Messi, que teria sido alvo de outras ofensas vindas da arquibancada, sem cunho racista.

Atitudes discriminatórias tem se tornado rotina no futebol europeu e Fifa e Uefa tem agido para contê-las. Recentemente, após Kevin Prince Boateng, de origem africana, ser xingado pelas arquibancadas, o Milan abandonou o campo durante amistoso contra o Pro Patria. As federação europeia acabou punindo a equipe do Pro Patria. A Fifa também já culpou federações nacionais pelo comportamento racista de suas torcidas.