Presidentes ucraniano e russo acertam cessar-fogo

De acordo com comunicado divulgado no portal oficial da Presidência ucraniana, foi “alcançado um entendimento sobre os passos a seguir para ajudar a restabelecer a paz”

3 SET 2014 • POR • 12h04

Os chefes de Estado da Ucrânia e da Rússia acertaram hoje (3) um cessar-fogo permanente no Leste da Ucrânia, anunciou o presidente Petro Poroshenko, após conversa com Vladimir Putin.

“O presidente ucraniano discutiu com o presidente russo um cessar-fogo total (...). Eles acordaram um cessar-fogo em Donbass", área de minas no Leste da Ucrânia, que inclui as regiões de Donetsk e Lugansk, onde têm atuado os separatistas.

Leia Também

Estado Islâmico diz ter decapitado outro jornalista americano

Obama visita vizinhos da Rússia para garantir segurança

Vídeo mostra decapitação de outro jornalista dos EUA

Ataque com bomba mata 11 policiais egípcios na Península do Sinai

Trabalhadores da Central Nuclear de Fukushima querem adicional de risco

De acordo com comunicado divulgado no portal oficial da Presidência ucraniana, foi “alcançado um entendimento sobre os passos a seguir para ajudar a restabelecer a paz”.

Momentos antes, o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov, disse que os dois presidentes tinham trocado opiniões sobre o que fazer, “em primeiro lugar, para acabar, o quanto antes, com o derramamento de sangue”.

Peskov garantiu que os dois presidentes partilhavam, “em grande medida”, os pontos de vista para sair da “grave situação”.

O anúncio do cessar-fogo ocorreu paralelamente a uma operação bem-sucedida das milícias pró-russas no Leste da Ucrânia e que, em pouco mais de uma semana, conseguiu recuperar dezenas de localidades que estavam sob controle de Kiev.

O acordo surgiu na véspera de a União Europeia aprovar mais sanções contra a Rússia devido à sua intervenção na Ucrânia.

Após o comunicado de Kiev, a bolsa de Moscou reagiu imediatamente e registrou alta de 4,5% no seu índice de referência, o RTS, enquanto o rublo, que tinha chegado a mínimos históricos esta semana, valorizou em relação às principais moedas internacionais.