X

Cotidiano

Estado Islâmico diz ter decapitado outro jornalista americano

Se a informação for confirmada, Steven Sotloff terá sido o segundo jornalista americano decapitado pelo grupo em menos de um mês

Pedro Henrique Fonseca

Publicado em 02/09/2014 às 19:07

Comentar:

Compartilhe:

A-

A+

O Estado Islâmico - grupo radical mulçumano - divulgou hoje (2), por meio de um vídeo publicado na internet, imagens com a suposta decapitação do jornalista americano, Steven Sotloff, 31 anos. Sotloff era refém do grupo há um ano.

Se a informação for confirmada, Sotloff terá sido o segundo jornalista americano decapitado pelo grupo em menos de um mês. Em agosto, o também jornalista americano James Foley foi decapitado por um integrante do Estado Islâmico. O grupo divulgou um vídeo em que exibiu a decapitação.

Sotloff havia desaparecido na Síria em agosto de 2013 e apareceu no final do vídeo em que Foley foi decapitado. No final do material, o grupo ameaçou decapitá-lo do mesmo modo que o primeiro jornalista, caso os Estados Unidos não "parassem" os ataques aéreos na região em que o Estado Islâmico atua no Iraque.

No vídeo divulgado hoje, Sotloff aparece de joelhos ao lado de um militante do Estado Islâmico encapuzado e com uma faca na mão, em imagem similar a de Forley. O material não divulga a decapitação, mas o integrante dá a entender que o executaria em seguida.

O encapuzado também ameaça matar um terceiro seqüestrado, pedindo que os governos estrangeiros não "se aliem" com os Estados Unidos contra a organização mulçumana.

"Estou de volta, Obama, e estou de volta por causa de sua política arrogante com o Estado Islâmico [...] apesar de nossos alertas", diz o suposto integrante do EI. E acrescenta: "Esta é uma oportunidade de alertar aqueles governos que entrarem nesta aliança maligna da América contra o Estado Islâmico para não interferirem e deixarem o nosso povo em paz."

No vídeo anterior, em que aparece a decapitação de Foley, o grupo já explicava que a medida havia sido tomada como forma de  'retaliação' ao governo dos Estados Unidos, após bombardeios do Exército americano no norte do Iraque.

O porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest, disse que autoridades americanas ainda estão investigando o vídeo para confirmar a autenticidade do material.

"O vídeo precisa ser analisado com muito cuidado pelo governo americano e nossos oficiais de inteligência para garantir sua autenticidade", afirmou.

Antes do desaparecimento, Sotloff trabalhou como jornalista independente (freelancer) para diversas publicações americanas. Ele trabalhou em vários países islâmicos, tais como o Egito, a Líbia e a Síria.

Os jornais americanos falam da suposta execução e analisam que - as condições exibidas pelo vídeo - são semelhantes às veiculadas sobre a execução de Foley.

Apoie o Diário do Litoral
A sua ajuda é fundamental para nós do Diário do Litoral. Por meio do seu apoio conseguiremos elaborar mais reportagens investigativas e produzir matérias especiais mais aprofundadas.

O jornalismo independente e investigativo é o alicerce de uma sociedade mais justa. Nós do Diário do Litoral temos esse compromisso com você, leitor, mantendo nossas notícias e plataformas acessíveis a todos de forma gratuita. Acreditamos que todo cidadão tem o direito a informações verdadeiras para se manter atualizado no mundo em que vivemos.

Para o Diário do Litoral continuar esse trabalho vital, contamos com a generosidade daqueles que têm a capacidade de contribuir. Se você puder, ajude-nos com uma doação mensal ou única, a partir de apenas R$ 5. Leva menos de um minuto para você mostrar o seu apoio.

Obrigado por fazer parte do nosso compromisso com o jornalismo verdadeiro.

VEJA TAMBÉM

ÚLTIMAS

Bertioga

Circuito Sesc de Artes anima Bertioga neste sábado (27)

Entre os dias 20 de abril e 26 de maio, as ruas, praças e parques de 122 municípios paulistas vão receber 75. Tudo gratuito, com acesso livre e para todos os públicos

Guarujá

Mais de 40 vagas de emprego serão ofertadas no PAT de Guarujá, nesta terça (23)

Os pré-requisitos são imprescindíveis e os documentos indispensáveis

©2024 Diário do Litoral. Todos os Direitos Reservados.

Software

Newsletter