Prefeito de Registro solicita construção de moradias à CDHU

Município terá um agente comunitário de habitação para atender mutuários da CDHU.

25 JAN 2013 • POR • 17h18

Em reunião com o gerente regional da Companhia de Desenvolvimento Social Urbano (CDHU), Luiz Carlos Rachid, o prefeito Gilson Fantin solicitou a construção de 1.200 moradias populares no município. O encontro foi realizado na manhã desta quarta-feira, 23/01, no gabinete do prefeito. Acompanhado por técnicos da Companhia, Rachid já aproveitou para conhecer algumas áreas apontadas para a implantação do conjunto habitacional.

A CDHU ainda vai avaliar a viabilidade técnica e econômica do projeto, assim como o número de casas – que dependerá do tamanho da área escolhida. Luiz Carlos Rachid explicou que há duas alternativas: a construção das casas pela CDHU, com a doação do terreno feita pela Prefeitura; ou a implantação do conjunto habitacional pelo programa Casa Paulista, pelo qual o governo do Estado subsidia as casas e a iniciativa privada constrói em loteamento próprio. A Prefeitura e a CDHU irão estudar qual projeto será mais viável para Registro.

Durante a reunião, o prefeito também solicitou recapeamento asfáltico nos conjuntos habitacionais do Jardim Xangrilá e do Nosso Teto. “As demandas serão devidamente encaminhadas para os órgãos técnicos avaliarem. O atendimento depende de análise técnica, mas o secretário estadual Sílvio Torres (da Habitação) já pediu empenho em atender as reivindicações de Registro e acreditamos que em breve teremos uma resposta”, explicou Rachid.

Outro assunto pautado foi o programa Cidade Legal, que promove regularização fundiária nos municípios. Gilson Fantin já autorizou o início dos encaminhamentos para assinar o convênio de cooperação técnica e implantar o programa em Registro. Por meio do Cidade Legal, a Secretaria de Estado da Habitação oferece orientação e apoio técnico às prefeituras para a regularização de parcelamentos do solo e de núcleos habitacionais.

Leia Também

MEC divulga segunda chamada do Sisu no próximo dia 28

Emissão de passaportes está sendo normalizada

Caixa vai liberar FGTS de atingidos pela chuva em Xerém

Vítimas de desabamento na Cinelândia são homenageadas em missa

Lei completa três anos e ajuda a equilibrar relação de inquilinos

A Prefeitura também cedeu um funcionário para atuar como agente comunitário de habitação. Após passar por treinamento, o agente irá atender mutuários que antes precisavam se deslocar a Santos ou fazer ligações telefônicas para tratar dos assuntos da CDHU.

Minha Casa, Minha Vida

Sobre as 1.100 moradias do Programa Minha Casa Minha Vida anunciadas pela gestão anterior, o prefeito Gilson Fantin esclarece que não há previsão para o início da construção dos conjuntos habitacionais.  Os loteamentos indicados para a construção das casas ainda estão em fase de implantação.