Refugiados sírios chegam a 3 milhões

As Nações Unidas lembram ainda que 6,5 milhões de sírios foram deslocados, o que significa que cerca de 50% da população foram obrigados a abandonar as suas casas

29 AGO 2014 • POR • 12h13

Mais de 3 milhões de sírios fugiram da guerra civil no país e tornaram-se refugiados, com o registro de 1 milhão de pessoas apenas no último ano, informou hoje (29) a Organização das Nações Unidas (ONU).

“O número de refugiados vai ultrapassar hoje os 3 milhões”, diz a Agência da ONU para Refugiados (Acnur), lembrando que o número não inclui milhares de pessoas que fugiram do conflito sem se registrar como refugiados.

Leia Também

Obama descarta intervenção militar imediata na Síria

Estados Unidos testam vacina contra ebola em humanos

Derrota do Estado Islâmico exigirá estratégia, diz Obama

Greve geral na Argentina bloqueia ruas da capital

Israelenses são céticos em relação à vitória em Gaza

Há menos de um ano, o número de refugiados sírios estava calculado em 2 milhões de pessoas, acrescenta a organização, destacando que o aumento se deve à “deterioração das condições no interior do país”.

Há “cidades onde a população está cercada, as pessoas enfrentam a fome e os civis são alvo de sevícias ou indiscriminadamente mortos”.

A guerra civil na Síria já provocou a morte de 191 mil pessoas desde março de 2011.

As Nações Unidas lembram ainda que 6,5 milhões de sírios foram deslocados, o que significa que cerca de 50% da população foram obrigados a abandonar as suas casas.

Mais de metade dos deslocados são crianças.

A maioria dos refugiados encontrou abrigo em países vizinhos, entre eles o Líbano, que acolheu 1,14 milhão de pessoas, a Jordânia, 608 mil, e a Turquia, 815 mil.