Pessoas com mais de 60 anos terão gratuidade no Metrô, CPTM e EMTU/SP

Gratuidade, estabelecida por meio de decreto, será concedido mediante cadastro prévio dos usuários nos postos autorizados das operadoras de transportes

3 JUL 2014 • POR • 12h22

Nesta quarta-feira, 2, o governador Geraldo Alckmin assinou o decreto que regulamenta a Lei 15.187, ampliando a gratuidade às pessoas com mais de 60 anos nos transportes públicos estaduais: Metrô, CPTM e EMTU/SP.

O decreto traz as regras para o cumprimento da legislação, sancionada em outubro do ano passado. "Uma política pública importante para os idosos gastarem menos, poderem ter mais lazer e viajar, até mesmo para o trabalho, enfim se locomover de forma gratuita", afirmou Alckmin.

Leia Também

Acabam amanhã inscrições para o concurso de remoção do quadro de apoio escolar

Encerramento da Copa terá grande festa no Maracanã

Incêndio que consumiu loja em SP por 13 horas entra em fase de rescaldo

Frutos do pré-sal são incógnitas na Baixada

Câmara obriga farmácias a dispor de farmacêutico em tempo integral

Para ser concedido o benefício, o usuário interessado deve se cadastrar nos postos autorizados das operadoras de transporte de passageiros e acesso será validado por 180 dias.

Para CPTM e Metrô, os usuários poderão utilizar o Cartão Bom, emitido pela EMTU, ou Bilhete Único que podem ser encontrados nos postos autorizados do Consórcio Metropolitano de Transportes - CMT ou da Prefeitura de São Paulo.

O Bilhete Único Especial Idoso fornecido pela SPTrans também poderá ser utilizado no sistema metroferroviário (CPTM e Metrô), assim como o Bilhete Sênior, do sistema metropolitano de ônibus da EMTU. Esse bilhete também deverá ser utilizado para o serviço de transporte coletivo regular de passageiros, por ônibus, da Região Metropolitana de São Paulo.

Enquanto a lei não era regulamentada, os usuários acima de 60 já poderiam viajar gratuitamente no Metrô e CPTM com apresentação do RG ou do Bilhete Único Especial do Idoso.