Copa impõe restrição no trânsito de São Paulo nesta quinta-feira

Ontem, a proibição é para carros com placas de final 7 e 8, e vigora entre 7h e 20h. A decisão foi publicada na terça-feira no Diário Oficial da Cidade

25 JUN 2014 • POR • 21h18

Motoristas de São Paulo devem ficar atentos às restrições no trânsito nesta quinta-feira, 26, em virtude da partida entre Coreia do Sul e Bélgica. A disputa, na Arena Corinthians, em Itaquera, na zona leste, às 17h, fez com que a Prefeitura ampliasse novamente o rodízio municipal de veículos. Ontem, a proibição é para carros com placas de final 7 e 8, e vigora entre 7h e 20h. A decisão foi publicada na terça-feira no Diário Oficial da Cidade.

As faixas exclusivas de ônibus também voltam a funcionar de forma integral em toda a cidade, como na segunda-feira, quando houve jogo do Brasil e outra partida da Copa do Mundo em Itaquera. Também hoje, na Vila Madalena, na zona oeste, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) proíbe o estacionamento em quatro vias. Caso haja acúmulo de pessoas, o órgão pode interditar cruzamentos. O mesmo vale para o entorno do Vale do Anhangabaú, na região central, que recebe a Fan Fest.

Leia Também

Campanha do Agasalho segue nas escolas estaduais durante as férias

Governo reconhece calamidade pública e emergência em municípios catarinenses

Unidades do Detran.SP não abrem neste sábado (28)

Príncipe Harry visita os bairros Cota, em Cubatão

Defesa Civil reconhece calamidade pública em municípios do Paraná

No próximo dia 1.º, quando o estádio recebe um jogo da Argentina das oitavas de final, da mesma forma haverá ampliação do rodízio para carros com placas final 3 e 4 e do horário de funcionamento das faixas de ônibus à direita. No total, 83 linhas de ônibus municipais que passam por Itaquera terão os seus itinerários modificados seis horas antes e duas horas após o término da partida, segundo a São Paulo Transporte (SPTrans).

A vice-prefeita Nádia Campeão (PCdoB), que coordena ações locais relacionadas ao impacto do torneio na cidade, disse que a orientação é para que as pessoas tentem priorizar o transporte coletivo, em detrimento do individual.

Na zona leste, a Avenida José Pinheiros Borges, que liga a arena à Estação Artur Alvim, será fechada para os carros, dando prioridade aos ônibus. Outra vez, a Radial Leste ficará bloqueada no entorno da Arena Corinthians a partir das 10h. "As pessoas já perceberam que, em situações extraordinárias, elas precisam colaborar mais com a cidade. É razoável para ter uma melhor condição de circulação da cidade sem ter o feriado", disse Nádia na terça-feira.

As medidas são adotadas porque, na semana passada, a Câmara paulistana rejeitou o pedido da Prefeitura de decretar feriado na segunda-feira. A administração municipal precisou ampliar o rodízio, restringir os carros em faixas exclusivas nos horários permitidos e decretar ponto facultativo para os servidores. A Prefeitura afirma que os vereadores sempre souberam dos dias mais críticos para a cidade.

Avaliação

O prefeito Fernando Haddad (PT) disse ontem que, por mais que o jogo de hoje não coincida com um do Brasil, o comitê decidiu ampliar o rodízio para verificar se a medida "atenua os efeitos do jogo em Itaquera sobre o trânsito da cidade". Haddad não informou se a medida será adotada nos outros jogos da arena ou da seleção brasileira. "Nós estamos analisando caso a caso. A avaliação é diária."