Ucrânia pede ajuda internacional para negociar a paz

Em nota divulgada após encontro com Merkel, Poroshenko disse que a chanceler alemã manifestou apoio ao plano de paz traçado pela Ucrânia

23 JUN 2014 • POR • 11h50

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, disse hoje (23) à chanceler da Alemanha, Angela Merkel, que a ajuda dela e de outros líderes mundiais é crucial para o fim dos conflitos do país.

Em nota divulgada após encontro com Merkel, Poroshenko disse que a chanceler alemã manifestou apoio ao plano de paz traçado pela Ucrânia. “A ajuda e intervenção pessoal de Angela Merkel e de outros líderes mundiais são fundamentais para solucionar o conflito na Ucrânia”, disse o presidente.

Leia Também

Kerry vai ao Oriente Médio para discutir Iraque

Ocidente pressiona Rússia por cessar-fogo na Ucrânia

Candidato à Presidência do Afeganistão fala em fraude

Merkel aceita fazer concessões para o Reino Unido

Presidente da Colômbia elogia Copa e relação com Brasil

Na sexta-feira (20), Poroshenko decretou unilateralmente cessar-fogo de uma semana na região leste do país, local de combates entre forças ucranianas e separatistas pró-russos, que deixaram centenas de mortos.

O governo da Rússia defendeu nesta segunda-feira um cessar-fogo duradouro, após entendimentos entre as autoridades russas e alemãs. “Neste momento, é necessário um cessar-fogo duradouro, uma condição indiscutível para a construção de um diálogo entre as autoridades de Kiev e representantes dos manifestantes no Leste da Ucrânia”, disse o governo russo.