Simpósio abordará meios de combate à violência contra o idoso

Evento será realizado no dia 16, segunda-feira, em Cubatão

12 JUN 2014 • POR • 11h33

Prevenção. Esse é o objetivo do 1º Simpósio Municipal de Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, a realizar-se no próximo dia 16, a partir das 13 horas, no anfiteatro da Câmara de Cubatão, na Praça dos Emancipadores, s/nº, Centro. Estão previstas duas palestras, sendo os temas e os respectivos palestrantes: Rede de Atendimento à Pessoa Idosa, pela assistente social do Centro de Referência do Idoso da Prefeitura, Neide Araújo de Almeida, e Violência contra a Pessoa Idosa, a cargo da médica do Departamento de Vigilância à Saúde Maria Alice Sobral de Oliveira. Na oportunidade, haverá ainda apresentações do Coral Raízes da Serra, regido por Sandra Diogo Moço, e do Grupo de Coreografia da Terceira Idade.

As informações são do Diretor de Políticas para o Idoso, Antonio Cantalice. Segundo ressaltou, o Dia Municipal de Conscientização e Combate à Violência contra a Pessoa Idosa (15º dia de junho) é objeto da Lei Municipal 3.491, de 29 de novembro de 2011, de autoria do vereador Aguinaldo Alves de Araújo. "A data é muito importante para a reflexão de toda a sociedade, referente ao combate à violência contra a pessoa idosa, que tanto necessita do respeito e da dedicação de toda a população", frisou. A promoção é da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), via Departamento de Poilíticas Públicas para o Idoso, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso.

Leia Também

Caixa paga Hospital Ana Costa

IPEM-SP autua motoristas com tacógrafos irregulares em Cubatão

Seduc fará recadastramento dos usuários do transporte universitário

Dias de jogos do Brasil não será feriado na Região

Cubatão recebe Feira de Livros no Novo Anilinas

Denúncias

"O ato não se restringe ao evento, em cada lar, os familiares (de quem tem 60 anos ou mais) devem estar atentos a qualquer sinal de agressão física ou psicológica que a pessoa idosa possa estar sofrendo e denunciar às autoridades competentes", salientou. Disse que nesse caso, são os órgãos aos quais a violência deve ser denunciada: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, por meio do Dique 100; Conselho Municipal do Idoso, (13) 3372-4836 e Ouvidoria Municipal, 0800 7726451.